O Sesc/RS está promovendo um circuito de apresentações do espetáculo teatral de rua “O Amargo Santo da Purificação”, trabalho de autoria da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre.
A atração já foi apresentada em Pelotas, e, em novembro, passará ainda por Caxias do Sul (11/11), Lajeado (12/11), Carazinho (25/11) e Passo Fundo (26/11). A história mostra momentos decisivos da vida do revolucionário Carlos Marighella, protagonista na luta contra as ditaduras do Estado Novo e do Regime Militar.
O espetáculo já foi apresentado em 14 estados brasileiros e em Portugal, passando por grandes festivais artísticos, e ganhou o Prêmio Açorianos, em 2010, nas categorias Melhor Espetáculo, Produção, Figurino, Atriz e Trilha Sonora. A dramaturgia parte de poemas escritos pelo próprio Marighella que, transformados em canções, são o fio condutor da narrativa. Máscaras, elementos e figurinos da cultura afro-brasileira, teatro e dança fazem parte da montagem que busca evocar um retrato do que foi o Brasil no período.
Referência no teatro de rua, Ói Nóis Aqui Traveiz foi fundado em 1978 e já produziu mais de trinta espetáculos. É um dos grupos mais tradicionais do Estado. O coletivo possui um centro de produção que funciona como escola de atores e, coletivamente, fomenta a criação artística em diferentes áreas.
Circuito do espetáculo “O Amargo Santo da Purificação” – Sesc/RS
Caxias do Sul
Data: 11/11 (sábado)
Horário: 15h
Local: Praça das Feiras
*Apresentação de rua
Lajeado
Data: 12/11 (domingo)
Horário: 15h
Local: Praça Ney Arruda
*Apresentação de rua
Carazinho
Data: 25/11 (sábado)
Horário: 10h
Local: Praça Albino Hillebrand
*Apresentação de rua
Passo Fundo
Data: 26/11 (domingo)
Horário: 17h
Local: Parque da Gare
*Apresentação de rua