Inaugurada em 27 dezembro de 1909, a antiga Estação Férrea de Carlos Barbosa passa por obra de revitalização para implementação de um centro cultural. Sem atividades desde 2017, o local, que se encontrava em estado de conservação ruim, recebe trabalhos a partir do patrocínio de empresas no valor de quase R$ 4 milhões via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Após a instalação do canteiro de obras e da estrutura metálica que cobre o telhado da Estação Férrea , os trabalhos de recuperação iniciaram em setembro. A empreiteira que executa o projeto tem realizado uma série de testes para reparação de avarias no reboco e esquadrias enquanto já substitui boa parte do revestimento da fachada voltada para a rua Buarque de Macedo.
O trabalho em torno da recuperação da Estação Férrea, principal bem histórico barbosense, ainda consiste em reforço de fundações, execução de sistema de drenagem, recuperação geral da estrutura do telhado, esquadrias, forros e piso, reformulação das instalações elétricas e hidrossanitárias, além de pintura. Serão instalados elementos de acessibilidade em banheiro interno e rampas junto às antigas plataformas de embarque e desembarque.