Dezesseis trabalhos de Caxias do Sul vão ser apresentados na 37ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia e 12ª Mostratec Júnior. Alunos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental vão representar a sua cidade na feira que acontece em Novo Hamburgo, no Centro de Eventos da FENAC, de 25 a 27 de outubro de 2022, das 13h30 às 21h, com entrada franca.
O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A feira vai contar com representantes de oito países e de 21 Estados da federação, além do Distrito Federal. Os jovens pesquisadores analisam tema nas áreas da sustentabilidade, inclusão e segurança.
Serão apresentados na 37ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que exibe trabalhos do Ensino Médio e Técnico, os seguintes trabalhos:
- A reutilização das cascas de nozes e a incorporação com polímeros, pesquisado por Isabel Roesch Martins, Eduarda Salvador Terhorst e Maria Thereza Adamatti Rizzotto, do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul.
- Avaliação do potencial antifúngico dos extratos de própolis de abelhas nativas sem ferrão no controle de fitopatógenos, estudado por Helena Gil de Oliveira, Clarice Rech Costantin e Luiza San Martins Roese, do mesmo centro acima.
- Influência da concentração em atletas de handebol de surdos em jogos da Summer Deaflympics 2021 (Surdolimpíadas de Verão), elaborado por Guilherme Triches Silvestro, Tiago Triches Silvestro e Murilo Lazzari Gasperin, também do centro acima.
- Ação antifúngica do óleo essencial de Losna (Artemisia vulgaris) no controle da Antracnose (Colletotrichum acutatum) pós-colheita do morango, estudo in vivo e in vitro, esmiuçado por Gustavo Mendes Giasson, Isabela Reginato Pilatti e Camila Brollo Macêdo, ainda do centro citado.
- Pobreza menstrual: distribuição gratuita de absorventes, feito por Carolina Maurina Aver, Julia Cetolin Barcarol e Graziele Lopes Traiber, do Caminho Rede de Ensino.
- Neuromarketing, realizado por Sofia Palavro Biazus, Bianca Palavro Biazus e Victoria Rodrigues Longhi, da mesma rede acima.
- Defesa Contra clonagem de cartão, redigido por Eduardo, Jáder Murilo Black Nery e Luka Kuyava Marques, ainda da rede já citada.
- O biogás animal pode ser um solução para a falta do gás natural?, escrito por Giovanna Mattana Perozzo, Mariana Basso e Vitor Basso Balconi, do Colégio La Salle Carmo.
- Existe Diferença no Desenvolvimento Motor e Cognitivo ee Crianças Vegetarianas E Onívoras?, estudado por Renata Cavalli, Luiza Panizzi Jaeger e Augusto Magnus Pizzamiglio, do mesmo colégio acima.
- Identificação do Sistema Solar em Escolas com Deficientes Visuais, pesquisado por Ana Clara Michelon Gomes, Júlia de Bittencourt Soares e Marina Guilherme Corso, ainda do colégio acima.
- Produção e Análise de Filmes Poliméricos Biodegradáveis a partir da casca do arroz e da palha do milho, elaborado por Raíssa de Freitas Herardt, Natália Eliana Ritter e Nicolas Fernandes Trevisan.
A Mostratec Júnior é uma mostra integrada à Mostratec com trabalhos do Ensino Fundamental. Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas realizadas por estudantes do Ensino Fundamental do Brasil e do exterior. A Mostratec Júnior tem duas categorias: Educação Infantil, com alunos de 3 a 6 anos e Ensino Fundamental, com estudantes de 7 a 15 anos.
Na 12ª Mostratec Júnior serão apresentados os trabalhos:
- Epigenética, feito por Mariana Scarsi Grohs e Martina Saviatto Severo, do Colégio La Salle Carmo.
- Os Metais do Futuro: Nióbio e Grafeno, escrito por Lorenzo Rech, Gabriel Garlet e Franco Giuseppe Nardi, do mesmo colégio acima.
- Felicidade ao Longo da Vida: Pesquisa se Campo e Análise Comparativa, realizado por Sophia Gomes Poyer e Rafaela Barbosa Ramos, do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul.
- Caxias do Sul e Grafeno: Realidades e Perspectivas, redigido por Laura Torriani, Luísa Torriani e Lucas Tadeu Ferreira Rech, do Caminho Rede de Ensino.
- Metaverso Auxiliando na Aprendizagem de Autistas, escrito por Brenda Rosa Nienov e Kauane Vitoria Juvenal, da EMEF Alberto Pasqualini.
No total da Mostra, serão 666 projetos, divididos entre 329 na Mostratec (Ensino Médio e Técnico) e 337 na Mostratec Júnior (Fundamental com 264 e Infantil com 73). Além dela, ocorrerá também o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec/Sesc e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.
Até agora, além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Portugal e Taiwan. A estimativa é que o público visitante fique entre 30 e 40 mil pessoas.
Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 39 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: Associação de Pais e Mestres/Liberato, Assembleia Legislativa/RS, Casio, Prefeitura NH, Câmara de Vereadores NH, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais do RS, BA e SP, Feevale, Unisinos, Faccat, Uniftec, Ulbra, UniRitter, Universidade La Salle, QI, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, Happy, entre outros.
A Mostratec conta com o patrocínio do Banrisul, Petrobras, CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.