Imagem: Divulgação/Projeto Acervos históricos e artísticos com acessibilidade: tecnologias, conceitos e métodos

A exposição que está no Museu do Imigrante de Bento Gonçalves “Acervos históricos e artísticos com acessibilidade: tecnologias, conceitos e métodos” foi prorrogada até o próximo sábado, dia 24 de junho. A entrada é gratuita e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A exposição apresenta objetos históricos, obras de arte, fotografias, documentos, livros, bens patrimoniais bidimensionais e tridimensionais, higienizados e submetidos às técnicas de preservação e conservação ao longo de 10 oficinas. Essas tiveram a carga horária de 50 horas, desenvolvidas entre março e abril de 2023, no Museu do Imigrante. As oficinas foram frequentadas por pessoas de Bento Gonçalves, Farroupilha e Caxias do Sul. As peças e objetos fazem parte das coleções particulares dos alunos que frequentaram as oficinas.

Entre as atividades, o projeto apresenta um documentário sobre o processo das oficinas até chegar à exposição, destacando as orientações sobre higienização e acondicionamento de acervos históricos e artísticos. O documentário conta com legendas e tradução em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), tornando o conteúdo acessível às pessoas com deficiência auditiva, permanecendo disponível ao público após o encerramento da mostra no YouTube do Museu do Imigrante e da proponente do projeto, Cristine Tedesco.

O documentário do projeto pode ser acessado por meio do link https://youtu.be/O9XXJrbiK-U e foi realizado pela Lactato Movie.

A proponente do projeto, a historiadora Cristine Tedesco, ressalta que o documentário tem um caráter pedagógico. “Por meio desse conteúdo do documentário, é possível ter acesso às noções científicas acerca da preservação e conservação de documentos, livros, fotografias, objetos históricos e obras artísticas, com enfoque na limpeza correta, nas formas de intervenção nesses itens, bem como sua organização, catalogação e correto armazenamento”.

Ainda, foi produzido um catálogo que conta com 10 audiodescrições, disponíveis também no percurso expositivo, que apresentam os itens higienizados e submetidos às metodologias de conservação. Nesse sentido, o conteúdo do projeto possibilita a fruição do público portador de deficiência auditiva e visual.

A exposição “Acervos históricos e artísticos com acessibilidade: tecnologias, conceitos e métodos” foi contemplada pelo Fundo Municipal de Cultura e conta com o apoio de Ártemis – História, Arte e Cultura e Museu do Imigrante de Bento Gonçalves.

Serviço
O que: exposição do projeto de Acervos Históricos e Artísticos com Acessibilidade: tecnologias, conceitos e métodos
Período de visitação: até 24 de junho
Onde: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Horário: de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos sábados das 8h às 12 e das 13h às 17h