O Museu Municipal de Garibaldi relembra os tradicionais carnavais de época com a exposição “Carnaval Garibaldi”, que consiste em fotografias dos clássicos bailes de carnaval nos clubes 1º de Maio e 31 de Outubro e de blocos de carnaval de rua do município.
As imagens, todas em preto e branco, datam de 1912 até a década de 1960. Os créditos das fotografias são do Arquivo Histórico Municipal de Garibaldi e a exposição permanece para apreciação do público até o dia 15 de março. O Museu Municipal de Garibaldi fica localizado na Rua Dr. Carlos Barbosa, 77, e atende o público de terça a sexta-feira das 09h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.
No dia 23, a cidade realizará o Carnaval Retrô, onde a mostra será levada até a Praça Loureiro da Silva, para que o público do evento também possa prestigiar. De acordo com a historiadora Elenita Girondi, o Arquivo Histórico de Garibaldi tem o registro fotográfico mais antigo sobre o carnaval no município em 1912, mas, pela organização evidenciada nas primeiras fotos, é provável que o evento já acontecesse em anos anteriores.
Carnaval Retrô
O evento, que tem como tema “ Tropeiros e Mascates”, ocorrerá sábado (23) a partir das 17h na Rua Buarque de Macedo e imediações.
O público acompanhará o Bloco do Bepi, que deseja reunir simpatizantes em clima festivo. Em movimento, o grupo tocará as tradicionais marchinhas de carnaval. A concentração e saída do Bloco será no Banco Bradesco e o trajeto contemplará a centenária Rua Buarque de Macedo e suas imediações. O nome Bepi brinca com o apelido de Giuseppe em talian – dialeto que veio com os imigrantes italianos – além de lembrar a figura de Giuseppe Garibaldi, que dá nome à cidade, e de tantos Josés que fizeram história na cidade.
Depois, no palco que ficará no entrocamento da Rua Buarque com a Rua Borges de Medeiros, a Banda do Bloco do Bepi animará a noite com clássicos carnavalescos que misturam axé, samba e marchinhas. O encerramento do evento está marcado para as 23h.
Fonte: Leouve/ Foto: Alexandra Ungaratto