Imagem: Obra Frevo de Heitor dos Prazeres

A partir desta segunda-feira, 26 de setembro, as obras da exposição Presença Negra no MARGS estão disponíveis na Galeria Virtual do Sesc/RS , com audiodescrição para garantir maior acessibilidade ao trabalho dos artistas. A pesquisa e curadoria das obras foi coordenada por Izis Abreu, bacharel e mestra em História da Arte, colaboradora do Núcleo Educativo e Programa Público do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, ela juntamente da Caroline Ferreira, detalha em podcast como aconteceu o processo da mostra que se desdobra no formato on-line na Galeria Virtual do Sesc/RS.

Paralelo à mostra coletiva que ocorreu presencialmente no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) no primeiro semestre deste ano, também aconteceram debates, cursos e residência artística “IncorporAÇÕES e Cruzas Poéticas”, a partir de uma pareceria do Sesc/RS com o RS Criativo, para aproximar artistas de diferentes regiões gaúchas e promover diálogos interdisciplinares sobre a temática.

A exposição no formato virtual é realizada pelo Sesc/RS e Margs difundindo o trabalho de artistas Arthur Timótheo da Costa, Heitor dos Prazeres, J. Altair, Carlos Alberto de Oliveira, Emanoel Araújo, Djalma do Alegrete, Corbiniano Lins, Paulo Chimendes, Otacílio Camilo, Gutê, Jaci dos Santos, Antônio Sérgio Deodato, Renato Garcia, Flávio Cerqueira, Momar Seck, Rommulo Vieira Conceição, Dirnei Prates, André Ricardo, Helô Sanvoy, Osvaldo Carvalho, Leandro Machado e Maria Lídia Magliani. A proposta da exposição em formato online, é que as obras possam chegar ainda a mais pessoas em diferentes regiões do País e do mundo. Com auxílio do arte educador Gabi Faryas, o público é provocado a se experimentar corporalmente por meio da vídeodança, buscando aproximações entre as obras da exposição como um elemento disparador ao movimento e criação corporal, acompanhe o material Prática Educativa no site.