O 3º Garibaldi Gastrô, que será realizado nos dias 15 e 16 de agosto, promete dar um verdadeiro com gastronômico, com oficinas de gastronomia, degustações guiadas e jantar na Maria Fumaça

São 15 chefs de cozinha, bartender, barista e sommeliers que vão comandar os dois dias de programação no Hotel Mosteiro São José. Além da oportunidade única de trocar experiência com os especialistas, o evento encerra com um memorável jantar servido dentro dos vagões da Maria Fumaça e assinado pelos chefs convidados.

Nesse ano, o tema do Garibaldi Gastrô será “Na Brasa”, reunindo um time aclamado pelo público. Estão confirmadas oficinas de pães, bar, cafés e de gastronomia autoral com chefs:

Charlie Tecchio – O chef padeiro é proprietário da empresa Charlie Bakery em Caxias do Sul e professor de Gastronomia pela Universidade de Caxias do Sul.´Um apaixonado por pão e vinho, dedica-se em estudos na área da fermentação selvagem e pães de longa fermentação.

Gabriel Lourenço – Desde os 14 anos em restaurantes, profissionalizou-se aos 19 e, após passagem com chefs de renome internacional, iniciou como professor da Universidade aos 21 anos. Atua com a escola Sal a Gosto há oito anos. Já cozinhou para os Rolling Stones e ficou entre os melhores jovens chefs do mundo nos anos de 2016 e 2018 pela S.Pellegrino.

Giordano Tarso – Chef do Colheita Butique Sazonal, restaurante na cidade de Pinto Bandeira, defende os ingredientes e a cultura regional e busca a essência da gastronomia de raiz, usando ingredientes sazonais com os mais variados métodos de cozimentos primitivos. Amante e respeitador do fogo prioriza os preparos usando brasa.

Gustavo Wiesel – Amante da arte etílica, bartender, empresário e consultor para bares. É especialista em implantação de bares e teve passagens em casas como Ibiza Club, Dado Bier São Paulo e a abertura do Club Med Trancoso. Em 2016, criou o Toro, uma casa que traz no seu DNA os preceitos da hotelaria clássica de bem receber.

Israel Bertamoni – É chef de cozinha e sommelier internacional, atua em eventos, consultorias e como professor da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves e Uniftec de Caxias do Sul. Vindo de uma família com restaurantes tradicionais em Caxias do Sul e São Paulo, a cozinha esteve presente em sua vida desde criança.

Lênin Palhano – Há 5 anos à frente do Nomade Restaurante, no Nomaa Hotel, Lênin Palhano já reúne alguns prêmios importantes. Entre eles, Chef do Ano pela revista Veja Comer e Beber em 2017 e 2018. Em sua formação, fez estágios em restaurantes conceituados de São Paulo, Belo Horizonte e Lima, onde amadureceu sua expertise na culinária clássica e influências da cozinha mundial.

Lucas Corazza – Confeiteiro e viajante, Lucas sempre teve um grande interesse em unir os ingredientes brasileiros a avançadas técnicas da confeitaria internacional. Trabalhou com chefs como Bel Coelho, Alex Atala, Sergio e Javier Torres. Está na televisão há oito anos e é conhecido pelo programa Que Seja Doce, do GNT.

Marcelo Schambeck – É um dos nomes de maior destaque no cenário gastronômico de Porto Alegre. Em seus cardápios, busca valorizar os ingredientes e os sabores regionais, respeitando a sazonalidade, com destaque para o uso dos produtos orgânicos. Já trabalhou ao lado de chefs renomados, como Flávia Quaresma, Neka Menna Barreto e de Helena Rizzo. Já cozinhou também na França, Índia e Paquistão.

Márcio Avila – Cozinheiro há 20 anos, há dois toca seu novo projeto, o Bistrô Pelotense. Este novo espaço é dedicado a celebrar os produtos cultivados localmente, incentivando as pessoas a se tornarem mais consciente das origens de seus alimentos. Tem o projeto A Ferro e Fogo, em parceria com o chef Marcos Livi e está no comando da cozinha da Vitrine da Carne, na Expointer.

Marcos Livi – É um dos grandes nomes da gastronomia brasileira na atualidade, sendo reconhecido como um dos maiores pesquisadores da gastronomia do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Hoje, tem sete bares e restaurantes em São Paulo, como os consagrados Veríssimo e Quintana; um mercado gastronômico e o comando do Parador Hampel, em sua cidade natal, São Francisco de Paula.

Martin Lavecchia – Martin Lavecchia cresceu num bairro operário de Montevideu e, por mais de 10 anos, trabalhou em alguns dos melhores restaurantes de Barcelona com estrelas Michelin. De volta ao Uruguai, fundou o FOC, um restaurante que combina técnicas de alta gastronomia com produtos locais. Recentemente, decidiu fechar as portas de seu restaurante e abrir caminho para novas experiências espalhadas por todo o Uruguai.

Odete Bettú Lazzari – Desde a infância, trabalhou com a agricultura e especialmente na cozinha, juntamente com sua mãe, na preparação das refeições. A partir de 2001, iniciou atividade relacionada ao turismo rural em sua propriedade, onde entre outras atividades exerce a função de chef de seu empreendimento Osteria Della Colombina.

Rene Seifert – Rene e Vanessa Seifert são responsáveis pelo Pão da Casa, uma iniciativa de resgate da arte da panificação no contexto da casa e da família. Produzem pães de fermentação natural e mensalmente organizam cursos de Panificação Artesanal na Colônia Witmarsum – PR, onde moram.

Roberto Zucolotto – Formado pelo ICIF, trabalha há 15 anos no segmento e suas especialidades são peixes e frutos do mar, cozinha árabe e italiana. Há sete anos, é professor de Gastronomia e, atualmente, é proprietário da Escola Qualifica. Já foi chef em restaurantes como ART in Tavola, Hotel Villa Michelon e Casa Fagundes.

Rodrigo Bellora – Chef de cozinha e idealizador do conceito Cozinha de Natureza como uma forma de recriar e repensar a gastronomia. É chef dos restaurantes Valle Rustico, em Garibaldi, e Guaraipo, seu recém-inaugurado gastrobar em Farroupilha – além de cofundador e líder local do convivium Slow Food em Garibaldi. Como referência da ecogastronomia no Brasil, defende uma culinária sazonal e da terra, que nasce em torno da agricultura familiar e ingredientes locais.

Tiago Misturini – Envolvido com o universo da gastronomia há 11 anos. Após formar-se pelo Senac, iniciou sua caminhada fazendo eventos pequenos e jantares a domicílio. Despertou sua paixão pelos pães artesanais há pouco mais de dois anos, quando se interessou por farinhas e fermentação natural. Hoje, comanda seu negócio, a Usina Pesto & Pão – Cozinha Artesanal, acredita e trabalha para elaborar comida de verdade.

A programação de oficinas e degustações do Garibaldi Gastrô vão custar R$ 200,00 por dia, incluindo refeições durante as aulas – um coquetel na quinta-feira e café da manhã + almoço na sexta.

Com ingressos vendidos à parte, o jantar na Maria Fumaça terá serviço completo, bebidas inclusas e um passeio de Maria Fumaça para encerrar a programação em grande estilo. Os ingressos para o jantar custam R$ 220,00. Em todos os casos, as vagas são limitadas.

O Garibaldi Gastrô é promovido pela recém-fundada Associação Garibaldi Gastrô, que reúne empreendimentos locais com o objetivo de ampliar os eventos gastronômicos na cidade e fomentar parcerias para o segmento.

Programação

15 DE AGOSTO (QUINTA)

14h: Aula show com os chefs Gabriel Lourenço (RS) e Marcio Avila (RS)

15h: Oficina com o chef Giordano Tarso (RS)

16h: Oficina com o chef Lênin Palhano (PR)

17h: Degustação com a Vinícola Garibaldi – taça & trufa

18h: Aula show com o chef Marcos Livi (SP)

19h30min: Oficina de bar com Guto Wiesel

20h: Coquetel com os chefs Israel Bertamoni (RS) e Roberto Zuco (RS)

16 DE AGOSTO (SEXTA)

8h: Café da manhã no Mosteiro São José

8h30min: Oficina de cafés com o barista da Tres

9h30min: Oficina com Rodrigo Bellora (RS) e Odete Bettú Lazzari (RS)

10h30min: Oficina de pães com Rene Seifert (RS), Tiago Misturini (RS) e Charlie Tecchio (RS)

11h45min: Degustação de espumantes com a Vinícola Peterlongo

12h15min: Almoço no Mosteiro São José preparado pelos chefs locais

14h: Oficina com o chef Martin Lavecchia (Uruguai)

15h30min: Oficina com o chef Marcelo Schambeck (RS)

17h: Oficina com o chef confeiteiro Lucas Corazza (RJ)

20h: Jantar a bordo da Maria Fumaça

 

Fonte: Leouve / Foto: Augusto Tomasi