Reunindo um público de mais de 2 mil pessoas que prestigiaram as treze apresentações musicais e as sete atividades formativas, o IV Festival de Música de Nova Prata encerrou no dia 24 de novembro, e contou com transmissão pelas redes sociais do festival e Conecta TV. Além dos números gerados pelo evento, a organização do FEMUNP comemora uma excelente notícia: a quinta edição do projeto já está confirmada para 2025 e ocorrerá em novembro.
A quarta edição do festival, que conta com Financiamento Pró-Cultura – Secretaria do Estado da Cultura do RS e Realização do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, promoveu o intercâmbio cultural, proporcionando, através de programação gratuita, apresentações musicais de grupos instrumentais e autorais do RS e atividades de formativas, dentro de uma iniciativa inédita: o primeiro encontro de bateristas – 1 Nova Prata Drum Fest. O evento contou com três atrações locais, quatro artistas e grupos selecionados pela Mostra Paralela e cinco atrações convidadas, apresentando um cenário rico e diverso da música produzida no RS, que se apresentaram no palco montado na Praça da Bandeira.
A programação formativa trouxe a realização de um evento inédito: o primeiro encontro de bateristas – 1 Nova Prata Drum Fest. Com atividades oferecidas no Deck Lounge, o Drum Fest reuniu nomes de peso do mercado, como Laércio Schallenberg, Ébano Santos, Zé Montenegro, Márcio Kbecinha, Lucas Fê Hernan Voyzuk e Ricardo Arenhaldt e contou com a participação de mais de 60 pessoas nas atividades.
O Homenageado desta edição, Pedro Santino Gehring, recebeu o troféu da organização do festival, criado pela Fabriqueta especialmente para o evento. Seu Pedro, como é carinhosamente chamado, faz parte há 30 anos da Orquestra de Nova Prata. Atualmente está tocando no coral Tre Campane de Vila Flores, no grupo da paróquia de Vila Flores, coordenado por Levino Paludo e na capela do bairro de Santa Cruz, em Nova Prata.