Com teatro, dança, música, circo e muito mais, o 18º Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre está chegando. A programação, que pode ser conferida completa a partir desta terça-feira, 1º de outubro, no site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio, acontecerá de 31 de outubro a 14 de novembro. Tradicionalmente realizado em maio, o evento marca a retomada dos grandes eventos culturais na Capital Gaúcha após as enchentes, e ocupará nove teatros e centros culturais pela cidade, junto de parques e praças, além de levar sessões para Canoas e Gravataí, na Região Metropolitana.
Ao todo, serão 41 espetáculos, 28 deles gaúchos, e 13 ações afirmativas, que incluem oficinas e intercâmbio entre artistas para debater temáticas relacionadas, incluindo o 5º Seminário Palco Giratório em Porto Alegre, que reunirá renomados profissionais das artes cênicas. Entre grupos artísticos e equipes de produção, são mais de 350 pessoas envolvidas na realização. Os ingressos estarão disponíveis a partir de 10 de outubro.
“A edição de 2024 é especial. Não só pela diversidade, linguagens cênicas e presença cultural de diferentes localidades, mas pela realização desse evento tão importante para o calendário cultural do Estado, como mais uma ação que fomenta a área após os acontecimentos de maio. Teremos uma edição potente e resiliente, que destacará a produção gaúcha e reunirá espetáculos de todas as regiões do Brasil”, enfatiza a coordenadora de Artes Cênicas e Visuais do Sesc/RS e curadora do Circuito Nacional do Palco Giratório, Jane Schoninger.
Entre os trabalhos desenvolvidos no Rio Grande do Sul, que reforçaram a nova programação com o objetivo de apoiar a retomada do setor cultural após a tragédia climática, está “Onde está Cassandra?”, que narra a trajetória da icônica drag queen Cassandra Calabouço, e a estreia no Brasil de “Idade é um sentimento”, trabalho dirigido pela celebrada diretora porto-alegrense Camila Bauer, com texto da autora canadense Haley Mcgee.
De fora do estado, destacam-se “Zaratustra: uma transvaloração dos valores”, com direção e atuação do mineiro Amir Haddad, homenageado neste ano pelo Circuito Nacional do Palco Giratório, o espetáculo “Leci Brandão: na palma da mão”, em homenagem à cantora, atriz, compositora e política carioca, e o show de Sandra Sá, umas das maiores vozes da música brasileira. A programação conta, ainda, com espetáculos circenses, como “O Circo Fubanguinho”, da Trupe Lona Preta, de São Paulo, e infantis, como o pernambucano “Quatro Luas”, do Bando Coletivo de Teatro, entre outros.
O início do Festival ocorre no dia 31 de outubro, a partir das 17h, na emblemática Travessa dos Cataventos. Localizado na Casa de Cultura Mário Quintana, o espaço foi um dos centros culturais mais afetados pelas enchentes de maio, onde a água passou de 1,5 m em alguns pontos. Gratuito e sem a necessidade de inscrição prévia, o espetáculo gaúcho “Na Trilha das Andarilhas”, do Núcleo de Teatro de Animação, NuTA, dá o pontapé inicial na programação no local.
Programação acessível
Como instrumento de democratização do acesso à cultura, o Sesc/RS oferecerá espetáculos com entradas gratuitas. São cinco atividades abertas ao público, para além da abertura, “Na Trilha das Andarilhas”, e de “O Circo Fubanguinho”, em Canoas. Os espetáculos “Bando” e “Zaze-Zaze: Uma Festa Para Vavó” ocorrerão em áreas abertas de Porto Alegre no dia 03/11, às 15h e 17h, no Parque da Redenção (Av. Osvaldo Aranha esquina Rua Fernandes Vieira, Farroupilha) e na Praça do Aeromóvel (Av. Pres. João Goulart, 406-518, Centro), respectivamente.
Aos espetáculos em geral, o Sesc/RS oferecerá entradas gratuitas para escolas, grupos artísticos e organizações comunitárias.
Ingressos
As vendas dos ingressos para os espetáculos do Festival iniciam no dia 10 de outubro nas Unidades Sesc/RS, no site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio. Mais informações também estão disponíveis pelo WhatsApp (51) 99233-0995.