Foto: Divulgação

O Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula, vai receber uma atração especial no
domingo, dia 10 de novembro. Quem for ao tradicional ponto turístico da cidade vai poder conferir a pré-estreia do curta “Tecendo Histórias – a arte de viver da lã”. A atração é aberta ao público e gratuita.

O projeto nasceu há mais de dois anos, com o objetivo contar histórias e conhecer
personagens que ganham a vida com a ovinocultura e que, através do trabalho com a lã,
eternizam os saberes dos antepassados, explica Danilo César Maia de Siqueira, idealizador e produtor do projeto – e que assina também a direção e a fotografia do filme.

“Minha ideia foi abordar várias regiões lãneiras. Começamos com um piloto em São Chico e
a viagem seguiu por outras cidades gaúchas, como alguns municípios da Campanha e
Missões”, conta Danilo, que finalizou agora este curta focado nos Campos de Cima da Serra eno ano que vem pretende lançar o longa em nível estadual, contemplando demais
personagens da Serra juntamente com produtores e artesãos das demais áreas visitadas.

O diretor, que é mineiro e vive em São Francisco de Paula há uma década, conseguiu mostrarcom o projeto essa cadeia sustentável – com suas diversas matizes e funções, explorando aspeculiaridades da atividade, que é fonte de renda para muitas famílias, e apresentandopersonagens que encontram no trabalho com a lã uma forma de conexão com as origens etradições dos antepassados.

“Conhecer as peculiaridades desta atividade econômica, que é uma das marcas da região,
costurando o roteiro com as tramas que vão sendo desenroladas e tecidas em cada parada
minha pelas propriedades, é poder mostrar um outro lado desta cadeia, fomentada por
pessoas que buscam na cardagem e fiação da lã uma conexão com sua ancestralidade”,
explica.

As captações do “Tecendo Histórias – a arte de viver da lã” trouxeram gratas surpresas para odiretor. Em São Francisco de Paula ele conheceu personagens fortes e inspiradores, como Dona Suzi, uma artesã que cresceu em meio às atividades de lavar, cardar e separar os fios e fez desta habilidade sua fonte de renda, produzindo hoje bonecos, almofadas, mantas, peçasde vestuário e decoração.

Seu Messias também foi um dos entrevistados. EngenheiroAgrônomo e ovinocultor, ele dedica-se às raças Crioula e Texel, que dividem espaço em sua propriedade com os cães de pastoreio Border Collie, também conhecidos como “ovelheiros gaúchos”.

Com um rebanho de 3 milhões de cabeças de ovinos e uma produção anual de 8 mil toneladas de lã, a ovinocultura tem importância econômica e cultural no Rio Grande do Sul. O rebanho,produtor de leite, carne, couro e lã, coloca o Estado em destaque no setor e a região serrana, juntamente com a Campanha, são responsáveis por estes números.

Toda essa diversidade de cenários é embalada pela poesia musical de Vitor Ramil, que com
sua “estética do frio”, consegue dar ritmo às histórias contadas, recheadas de fotografia, belas paisagens naturais e, é claro, os animais, protagonistas da obra. “Uma narrativa tramada por diversas pontas desse novelo do grandioso e importante universo da lã”, finaliza o diretor.

SERVIÇO:
Pré-estreia “Tecendo Histórias – a arte de viver da lã” – exibição do curta-metragem focado na região de São Chico, apresentando personagens locais que têm suas histórias de vida
entrelaçadas com a ovinocultura e a produção de lã. Evento gratuito aberto ao público.
-Dia 10/11/2024 – domingo
-Horário: 17h30min
-Local: Lago São Bernardo – São Francisco de Paula