Foto: Fluência entrega certificados para mais de 70 alunos das oficinas de 2024/Crédito Priscila Minuzzo

A Fluência Casa Hip Hop, de Caxias do Sul entrega, na próxima quinta-feira, dia 19 de dezembro, os certificados de conclusão para 41 crianças e adolescentes que cursaram as oficinas gratuitas de Hip Hop Freestyle, Breaking, Graffiti e MC ao longo de 2024. As atividades de formação integravam o projeto Fluxo Cultural. O evento de entrega de certificados é aberto à comunidade e aos familiares dos alunos e será realizado na sede do ponto de cultura, na Rua Francisco Barbosa Velho, nº 132, no bairro Santa Fé.

Na última semana, 30 adultos já haviam recebido os certificados das oficinas de Breaking, Graffiti e MC. Ao longo deste ano, a Fluência ofereceu oito formações gratuitas, contemplando os diferentes elementos da Cultura Hip Hop: Breaking, Graffiti, MC e DJ. Também foram realizadas aulas de Hip Hop Freestyle.

“Estamos muito contentes com o processo construído em 2024. Em 5 anos de Fluência, estamos aprimorando nossos processos de trabalho e qualificando a oferta das atividades. O formato de oficinas continuadas, com encontros semanais, é um instrumento potente de intervenção, pois, além de qualificar e profissionalizar no segmento artístico, proporciona a criação de vínculos e de um ambiente acolhedor, onde todos têm espaço para serem quem são”, avalia Kamila Bazzo, uma das coordenadoras da Fluência.

Outro destaque de 2024 ficou por conta do primeiro intercâmbio artístico realizado pela ponto de cultura. No início de dezembro, um grupo de sete alunos (duas crianças e cinco adolescentes) viajou ao Rio de Janeiro para acompanhar a final do RedBull BC One, o maior campeonato de Breaking do mundo. Os custos com passagens aéreas e hospedagem foram contemplados pelo Programa Retomada Cultural RS – Bolsa Funarte de Apoio a Ações Artísticas Continuadas 2024, um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Fluência em Caxias do Sul.

“Neste ano, nosso trabalho pode ser avaliado como um sucesso, com índices positivos de permanência nas atividades e fidelização do público. Também tivemos reconhecimentos da nossa atuação, com premiações em nível federal e municipal. Isso só aumenta a nossa responsabilidade. 2025 promete ser um ano de muito trabalho, com novos projetos e atividades”, completa Kamila.

O projeto Fluxo Cultural é uma realização da Fluência Casa Hip Hop e do Ministério da Cultura, com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Maria do Rosário.

Sobre a Fluência

Fundada em julho de 2019, a Fluência Casa Hip Hop é uma associação cultural sem fins lucrativos que atua na promoção da Cultura Hip Hop por meio de ações que mesclam os quatro elementos do movimento: Breaking, Graffiti, DJ e MC. Sua sede está localizada no bairro Santa Fé, na Zona Norte de Caxias do Sul (RS), espaço periférico que pulsa vida, arte e energia. Um dos objetivos da associação é possibilitar a promoção da ética e o exercício da cidadania por meio dos valores do Hip Hop. A palavra “fluência” foi escolhida por caracterizar o espontâneo, aquilo que tem fluidez. Em fevereiro de 2021, a Fluência foi reconhecida como Ponto de Cultura pela Lei Cultura Viva (13.018/2014). Já em agosto de 2023, a associação recebeu o Prêmio Caxias do Sul, reconhecimento da Câmara de Vereadores pelo trabalho desenvolvido no município.