Com as temperaturas de Chicago caindo abaixo de zero, os postos de carregamento de veículos elétricos se tornaram cenas de desespero: baterias descarregadas, motoristas em confronto e filas se estendendo até a rua.
“Quando está frio assim, os carros não funcionam bem, os carregadores não funcionam bem e as pessoas também não funcionam tão bem”, disse Javed Spencer, um motorista da Uber que disse não ter feito mais nada nos últimos três dias além de carregar seu Chevy Bolt alugado e se preocupar em ficar preso com uma bateria descarregada —novamente.
Spencer, 27, disse que saiu no domingo (14) para um posto de carregamento com aproximadamente 48 quilômetros restantes na bateria. Em questão de minutos, a bateria estava descarregada. Ele teve que rebocar o carro até o posto. “Quando finalmente conectei, não estava recebendo carga”, disse ele.
Recarregar a bateria, que geralmente leva uma hora para Spencer, levou cinco horas. Com mais pessoas possuindo veículos elétricos do que nunca, as ondas de frio deste inverno têm causado dores de cabeça para os proprietários de veículos elétricos, pois as temperaturas congelantes drenam as baterias e reduzem a autonomia de condução.
E os problemas podem persistir um pouco mais. Chicago e outras partes dos Estados Unidos e Canadá foram surpreendidas nesta semana por temperaturas extremamente frias.
Na terça-feira (16), a sensação térmica caiu para quase 30 graus negativos em grande parte da região de Chicago, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia. Temperaturas perigosamente baixas e ondas de neve são esperadas até o final da semana.
‘É meio que, eu realmente não quero um Tesla’
Os veículos consomem mais energia para aquecer suas baterias e cabine em climas frios, então é normal ver o aumento do consumo de energia, lembra a Tesla em um post em seu site, onde oferece algumas dicas para os motoristas: mantenha o nível de carga acima de 20% para reduzir o impacto das temperaturas congelantes.
A Tesla também recomenda que os motoristas usem o recurso de “partida programada” para registrar o início de uma viagem com antecedência, para que o veículo possa determinar o melhor momento para iniciar o carregamento e a pré-condicionamento. Isso permite que o carro funcione com máxima eficiência desde o momento em que é ligado.
Em um estacionamento dolorosamente frio em Chicago na terça, motoristas da Tesla se aglomeravam em seus carros esperando por uma carga. Naquela manhã, Nick Sethi, 35, um engenheiro em Chicago, disse que encontrou seu Tesla congelado.
Ele passou uma hora em temperaturas de 5 graus negativos lutando com as fechaduras. Finalmente, ele conseguiu esculpir a alça embutida do porta-malas para abri-lo, entrando e dirigindo seu SUV Model Y Long Range da Tesla por aproximadamente 8 quilômetros até o posto de supercarregamento mais próximo.
Ele se juntou a uma longa fila de motoristas da Tesla. Todos os 12 postos de carregamento estavam ocupados, com os motoristas retardando um pouco o processo ao permanecerem dentro de seus veículos com o aquecedor ligado.
“Tem sido uma montanha-russa”, disse Sethi, que se mudou para Chicago de Dallas na primavera passada, sobre ser dono de um Tesla durante uma sequência de dias extremamente frios. “Vou passar pelo inverno e depois decidir se continuo com ele.”
Alguns postos de carregamento ao lado, Joshalin Rivera também estava experimentando um pouco de arrependimento de comprador. Ela estava sentada com o aquecedor ligado dentro de seu Tesla Model 3 de 2023 enquanto carregava a bateria.
“Se você está esperando naquela fila e só tem 80 quilômetros, você não vai conseguir”, disse Rivera, fazendo um gesto para a fila de veículos estendendo-se pela Avenida Elston. Ela disse que viu um Tesla, cujo motorista desesperado tentou furar a fila, desligar no mesmo local na segunda-feira.
Em condições normais, o carro de Rivera pode percorrer até 439 quilômetros com uma única carga de 30 minutos.
Nesta semana, Rivera disse que acordou e encontrou cerca de um terço da bateria do carro descarregada devido ao frio durante a noite. À medida que as temperaturas caíam, ela passava horas todas as manhãs esperando na fila e recarregando a bateria. “É meio que, eu realmente não quero um Tesla”, disse ela.
Por que o clima frio drena as baterias dos veículos elétricos?
Ao contrário dos carros com motores de combustão interna, um veículo elétrico possui duas baterias: uma de baixa voltagem e uma de alta voltagem. Em condições de frio extremo, a bateria de baixa voltagem, de 12 volts, também pode perder carga, assim como acontece nos veículos tradicionais.
Quando isso acontece, o veículo elétrico não pode carregar em um carregador rápido até que a bateria de baixa voltagem seja reiniciada, disse Albert Gore III, ex-funcionário da Tesla e atual diretor executivo da Zero Emission Transportation Association, que representa fabricantes de automóveis, incluindo a Tesla, e lançou um guia de dicas para operar veículos elétricos em clima frio.
O desafio para os veículos elétricos é que os dois lados da bateria —o ânodo e o cátodo— têm reações químicas que são desaceleradas durante temperaturas extremamente frias. Isso afeta tanto o carregamento quanto o descarregamento da bateria, disse Jack Brouwer, diretor do Clean Energy Institute e professor de engenharia mecânica e aeroespacial da Universidade da Califórnia, em Irvine.
“Acaba sendo muito difícil fazer com que veículos elétricos a bateria funcionem em condições muito frias”, disse Brouwer. “Você não pode carregar uma bateria tão rápido ou descarregar uma bateria tão rápido se estiver frio. Não há maneira física de contornar isso.” Eles não têm esses problemas na Noruega.
À medida que as pessoas da indústria estudam o que deu errado em Chicago, alguns sugerem que a infraestrutura de carregamento pode ter sido simplesmente superada pelo clima extremamente frio. “Estamos apenas alguns anos na implantação em grande escala de veículos elétricos”, disse Gore.
“Isso não é um problema categorial para veículos elétricos”, acrescentou, “porque foi resolvido em outros lugares.” Alguns dos países com maior uso de veículos elétricos também estão entre os mais frios. Na Noruega, onde quase 1 em cada 4 veículos é elétrico, os motoristas estão acostumados a tomar medidas, como pré-aquecer o carro antes de dirigir, para aumentar a eficiência mesmo em clima frio, disse Lars Godbolt, um consultor da Associação Norueguesa de Veículos Elétricos, que representa mais de 120.000 proprietários de carros elétricos na Noruega.
As estações de carregamento na Noruega têm filas mais longas no inverno do que no verão, já que os veículos demoram mais para carregar em clima mais frio, mas isso se tornou um problema menor nos últimos anos, porque a Noruega construiu mais postos de carregamento, disse Godbolt, citando uma pesquisa recente com os membros.
Além disso, a maioria das pessoas na Noruega mora em casas, não em apartamentos, e quase 90% dos proprietários de veículos elétricos têm suas próprias estações de carregamento em casa, disse ele. Em todo o mundo, 14% de todos os carros novos vendidos em 2022 eram elétricos, ante 9% em 2021 e menos de 5% em 2020, de acordo com a Agência Internacional de Energia, que fornece dados sobre segurança energética.
Na Europa, Noruega, Suécia, Islândia, Finlândia e Dinamarca tiveram a maior participação de veículos elétricos em novos registros de carros em 2022, de acordo com a Agência Europeia do Meio Ambiente. O clima frio provavelmente será menos um problema à medida que as empresas atualizarem os modelos de veículos elétricos.
Mesmo nos últimos anos, as empresas desenvolveram capacidades que permitem que os modelos mais recentes sejam mais eficientes no frio. “Esses novos desafios surgem e a indústria inova para resolver pelo menos em parte muitos desses problemas”, disse Godbolt.
Todos os veículos, incluindo os movidos a diesel ou gasolina, têm um desempenho pior em clima frio, observou James Boley, porta-voz da Sociedade de Fabricantes e Comerciantes de Automóveis, uma associação comercial que representa mais de 800 empresas automotivas na Grã-Bretanha.
Ele disse que o problema era menos sobre a capacidade dos veículos elétricos de funcionarem bem em clima frio e mais sobre a incapacidade de fornecer a infraestrutura necessária, como estações de carregamento.
Com um carro a gasolina ou diesel, os motoristas têm total confiança de que encontrarão postos de gasolina, então estão menos preocupados com a diminuição da eficiência em clima frio, disse ele. “Se a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos não estiver em vigor, pode ser mais preocupante.”
Spencer, o motorista da Uber, disse que a economia de dirigir um veículo elétrico para um serviço de compartilhamento de caronas pode não funcionar nos invernos de Chicago.
“O pagamento é o mesmo, mas o custo para os motoristas, com todas essas taxas extras, é muito maior”, disse ele.
Fonte: Folha de São Paulo