A única etapa da principal maratona de ciclismo amador do mundo no Brasil ocorreu neste domingo (16) e consagrou Alex Ferreira de Melo e Érika Soares como os grandes vencedores do percurso longo da prova. A feira realizada de forma paralela reuniu expositores e apresentou tendências do universo esportivo.
A primeira edição gaúcha, e única etapa nacional, da maior maratona de ciclismo do país concretizou as expectativas de sucesso e valorização ao ciclismo e cicloturismo com o encerramento da programação do GFNY Bento Gonçalves. Cerca de 800 ciclistas tiveram a oportunidade de pedalar por seis cidades da Serra Gaúcha, em trajetos de 143 km e 80 km que passaram pelos municípios de Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha – além da cidade sede.
A prova, que faz parte do circuito global GranFondo New York e passa, anualmente, por diversas nacionalidades, recolocou o país no calendário de etapas e reafirmou o forte potencial brasileiro para o desenvolvimento da modalidade em território nacional.
“O GFNY Bento reforçou o quão rico é o Brasil em termos de potencial e belezas naturais para o crescimento do ciclismo e do turismo. Temos a certeza de que a escolha pela Serra Gaúcha para sediar esta etapa foi a melhor possível, pois descobrimos no Rio Grande do Sul o local perfeito para o evento. Apresentamos um novo Brasil aos próprios ciclistas brasileiros e aos estrangeiros também. Estamos muito felizes com o resultado”, exalta Ana Paula Cavalcanti, diretora da Global Sports Eventos Esportivos, empresa realizadora do evento.
Prova reuniu ciclistas de diversos lugares
O ciclista gaúcho Paulo Martins tem 55 anos, e pedala há, pelo menos, 30 anos. Atualmente mora em São Paulo, e comentou sobre a sua participação na prova. “Essa já é a segunda prova do GranFondo que eu participo, e é muito legal estar aqui em Bento, ainda mais poder conhecer trechos tão belos através do pedal. E para estar aqui realizei muitos treinos, como tem que ser, ainda mais trechos com subida. É um desafio que exige bastante preparo”.
Um dos destaques do GranFondo é o encontro de atletas de diversas partes do mundo. O uruguaio Luiz Turbia veio para Bento pela primeira vez exclusivamente para participar da prova. “Eu pedalo há 10 anos, e estou muito feliz, hoje, de estar numa cidade tão bonita participando de uma prova dessa magnitude. Eu sempre digo que é preciso se preparar bem, treinar bastante, se esforçando todo o dia”.
Alessandra Lincki é natural de Cruz Alta, e pedala há 8 anos. Ela também comentou sobre a preparação e a rotina de treinos. “Eu tenho um treinador, e ao longo da semana organizo a minha rotina no pedal através de planilhas porque eu trabalho, então a bicicleta é um esporte e lazer. Eu cuido muito da minha alimentação e suplementação para poder chegar até o final da prova. E é muito bom estar aqui novamente, agora competindo, porque já vim algumas vezes como turista e gosto bastante daqui”.
Esforço e reconhecimento nas estradas
A dedicação e o comprometimento com o sucesso da etapa puderam ser percebidos por quem pedalou pelos trajetos da prova. A organização disponibilizou aos participantes uma estrutura completa de apoio – suporte que foi desde o atendimento mecânico e médico até a estações de alimentação e hidratação, além de estradas completamente fechadas para a passagem dos ciclistas.
Como forma de reconhecer o esforço, todos os atletas que concluíram o percurso receberam medalhas de participação. Pelo fator competitivo, a consagração dos grandes vencedores se deu a partir de resultados baseados em tempo total, com premiação para os melhores colocados e pódio dividido por grupos etários. Os campeões gerais, feminino e masculino, receberam como prêmio uma viagem completa para New York, com direito à participação no encontro que deu origem ao GFNY, prevista para maio de 2023.
Os resultados completos, com o tempo e classificação dos atletas, estarão disponíveis em bento.gfny.com/.