Ok, você já viu isso antes. Já usa ou deve ter usado essa tecnologia. Até por que estamos no Brasil: o país do futebol, do Carnaval e do “Zap Zap”.Sim, o WhatsApp já permite esse tipo de compartilhamento há um o. E é a rede social mais utilizada do país, segundo informa a agência We Are Social.
São nada menos que 142 milhões de contas cadastradas no aplicativo. Outro dado impressionante: de acordo com o levantamento, 93.4% das pessoas que têm acesso à internet no país também utilizam o app. Os números são de 2023.
Independentemente disso, é inegável que o novo recurso do Google Maps é bem-vindo – e já está disponível no Android e no iOS. A novidade permite que o usuário configure o tempo que a localização ficará disponível. Gera ainda um link que pode ser compartilhado com seus contatos.
Acho o lançamento importante, até porque conheço gente que usa o Maps em vez do Waze, por exemplo. Ou seja, você facilita o trânsito entre os apps. Além disso, é uma opção a mais para os usuários. Sem contar que o Google trouxe algumas novidades.
Recursos extras
O Google informa que as pessoas que receberem o link podem ver os seguintes dados:
Nome e foto de perfil de quem compartilhou a informação;
A localização mais recente do dispositivo, mesmo quando o Maps estiver desligado;
Nível de bateria do celular e se está sendo carregado ou não;
E horários de chegada e de partida, caso seja uma rota com estimativa de tempo.
Ou seja, é o mesmo conceito utilizado pelo WhatsApp, mas com alguns extras. Esse da bateria é bastante interessante – ainda mais pra gente que tem ansiedade, como eu. Vai poupar uns cabelos brancos de preocupação se a outra pessoa parar de responder do nada.
Passo a passo de como enviar a localização em tempo real pelo Maps
- Abra o app do Maps no seu smartphone;
- Selecione a sua foto de perfil;
- Escolha a opção “Compartilhar local”;
- Siga para a tela seguinte;
- Escolha o tempo no qual a função ficará ativa;
- Compartilhe o link em qualquer app do telefone;
- O compartilhamento expira após o prazo configurado no celular, mas também pode ser desativado manualmente.
Fonte: Olhar Digital