O Grupo Cultural Órbita Literária de Caxias do Sul realiza atividade aberta e gratuita na próxima segunda-feira, dia 19 de agosto, a partir das 19h30, na Livraria Do Arco da Velha. Neste encontro, o tema será “Direita e Esquerda Unidas Jamais serão Vencidas – Nicanor Parra e a Poesia Chilena do Século 20”. Esta edição do Órbita Literária terá como painelista o professor Rafael Iotti e a curadoria de T. S. Marcon.

De acordo com o painelista Rafael Iotti, este Órbita Literária tem a intenção de ajudar a preencher esta pequena lacuna no conhecimento dessa vasta produção poética. “Conversaremos sobre um dos grandes poetas do século XX (e XXI), chamado Nicanor Parra. Autor de mais de uma dezena de livros, e o inventor da antipoesia, uma forma peculiar de encarar e trabalhar a poesia no país dos poetas”, explica.

O Chile é um país de grandes contrastes. Temos a Cordilheira dos Andes, o Deserto do Atacama. De um lado, o calor, o salitre, o vazio poeirento. Do outro, a terra do fim do mundo, a Patagônia, o frio, o crepitar do fogo no horizonte estrelado. Talvez por isso, o Chile também seja uma terra de poetas. Apesar de ser um país próximo ao nosso, conhecemos pouco do mundo cultural dos chilenos. Não apenas na poesia, mas em todo campo artístico.

Ao longo do século XX, por exemplo, foram dois Prêmios Nobel para os conterrâneos (inclusive, o primeiro país da América Latina a ser agraciado com tal distinção, em 1945, por Gabriela Mistral). Antes disso, grandes nomes da história da literatura lá estiveram e de lá saíram grandes obras, como La Araucana, de Alonso de Ercilla, e Emelina, de Ruben Darío.

Sobre o painelista
Rafael Iotti nasceu em Porto Alegre, mas vive em Caxias do Sul, onde trabalha como professor. É autor de “Mas é possível que haja outros” (7letras/2017) e “Assim guardamos as nuvens” (7letras/2019).

Sobre o curador
T. S. Marcon é o pseudônimo do caxiense e Pio-Xzense Tiago Sozo Marcon. Nascido em 1975, é escritor, fotógrafo e arquiteto, formado pela UFRGS em 1999. Em 2015 fez parte da turma de 30 anos da oficina de escrita do professor Assis Brasil. Desde então tem participado de diversas antologias de contos. Como fotógrafo, já recebeu menções honrosas em Bienais. Como escritor, já publicou Deus veste legging (2015), livro de crônicas, e diário da castração (2023), seu primeiro romance, vencedor do prêmio Vivita Cartier 2024.

SERVIÇO – Órbita Literária 444
Tema:  Direita e Esquerda Unidas Jamais serão Vencidas – Nicanor Parra e a Poesia Chilena do Século 20
Dia: 19 de agosto de 2024, segunda-feira, às 19h30min
Local:   Livraria e Café Do Arco da Velha – Rua Dr. Montaury, 1570, Centro, Caxias do Sul – RS