O processo de preparação de atletas que pretendem participar da etapa brasileira da principal maratona de ciclismo amador do mundo avança na medida em que aumenta a expectativa pela realização inédita do evento no Sul do país. O GranFondo New York Bento Gonçalves-RS ocorre em 16 de outubro, mas dezenas de ciclistas já estão aproveitando a proximidade da prova para reconhecer os trajetos e, por meio de assessorias esportivas, participar de training camps na região.

O termo que, traduzido do inglês, significa acampamento de treino intensivo, foi colocado em prática no último final de semana por um grupo de apaixonados pelo ciclismo – durante um período de imersão em trechos dos percursos que farão parte do GFNY Bento daqui a três meses. Embora ainda pouco conhecido no Brasil, o training camp é uma ótima oportunidade de treinamento para competições e de troca de experiências com outros atletas.

Entre sábado (09) e domingo (10), o grupo, formado por cerca de 60 participantes e liderado pelo triatleta Frank Silvestrin, trouxe à Serra Gaúcha ciclistas amadores e profissionais de diversas partes do Estado. A ideia foi percorrer parte do trajeto do GFNY – que contará com a longa distância, de 143 km, e altimetria de 2.963 metros, e a média, cujo percurso será de aproximadamente 80 km, com ganho de elevação de cerca de 1.500 metros. A proposta é uma tradição da equipe de Silvestrin – potencializada, agora, com a confirmação da prova na região.

“Segmentamos trechos do GFNY entre os dois dias. Fazem mais de cinco anos que levo meus atletas à Bento Gonçalves, promovendo dois training camps por ano. Neste final de semana, por exemplo, passamos pelo Vale dos Vinhedos e fizemos a subida de Santa Tereza em direção à Monte Belo do Sul, ou seja, grande parte dos trajetos mais difíceis e belos da prova”, detalha o triatleta.

Para ele, os percursos de outubro devem unir diversas categorias de dificuldade em montanhas. “Teremos subidas longas, médias e curtas. Em alguns trechos, os atletas vão ficar cerca de meia hora subindo, por exemplo. Por isso, será um trajeto técnico, onde será preciso saber diluir e distribuir a força, pois há uma mescla de variação de terreno e inclinação. Isso certamente tornará o GFNY Bento muito técnico, tanto no médio quanto no longo percurso”, enfatiza o treinador.

Aliado a isso, Frank, que tem uma das maiores empresas de assessoria esportiva do Sul do Brasil, a SF Team, em Porto Alegre, com cerca de 240 atletas sob sua orientação e da sua equipe de treinadores, enaltece a junção entre as belezas naturais, a vocação turística e o potencial técnico da prova na Capital Brasileira do Vinho. “Não tem nada no país que vá unir as paisagens encontradas na prova com a dificuldade técnica e desafiadora dessa etapa. A prova certamente será a cereja do bolo, pois Bento Gonçalves oferece belezas naturais, boa gastronomia, hospitalidade, enfim, tudo o que há de melhor para desfrutar entre amigos e familiares. Já fiz outros GFNYs, como o do Uruguai, mas a beleza desse é incomparável”, destaca.

Com a bagagem de quem já disputou provas em diversos países, como o México e os Estados Unidos, o profissional crava que esse será um marco histórico para o Estado e para o país. “A prova veio para ficar. As pessoas virão pra cá e não vão querer deixar de participar de outras edições. E que bom que as autoridades públicas estão apoiando, pois o ciclismo tende a crescer muito em nosso país daqui para a frente”, ressalta.

Saiba mais sobre o GFNY em Bento Gonçalves
Única etapa brasileira da temporada 2022 do GranFondo New York, o GFNY Bento Gonçalves terá largada às 7h, do dia 16 de outubro, no Parque de Eventos do município. A prova também passará pelas cidades de Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha. A expectativa é de que cerca de 2 mil competidores participem do evento internacional que, como entrega o nome, ocorre no estilo gran fondo. Essas provas, muito comuns na Europa, se destacam por concentrar grande número de competidores, tanto profissionais quanto amadores, e ocorrer em meio a belos cenários. Todos eles largam ao mesmo tempo e contam, durante o trajeto, com um suporte que vai de atendimento mecânico e médico a estações de alimentação e hidratação. Os resultados são baseados em tempo total, com premiação para os vencedores e pódio dividido por grupos etários.

Os campeões gerais, feminino e masculino, receberão como prêmio uma viagem completa para New York, com direito à participação no encontro que deu origem ao GFNY. A organização do evento é da Global Sports Eventos Esportivos. Inscrições e mais informações no site bento.gfny.com

Fonte: Exata Comunicação e Eventos / Foto: Divulgação