Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM

O Grupo Escoteiros Salto Ventoso, localizado em Farroupilha é uma unidade local da União dos Escoteiros do Brasil (UEB). É um grupo sem fins lucrativos, com integrantes voluntários, focando sempre no desenvolvimento dos jovens, aliando o método educacional, sem ser uma escola.

Atualmente o Salto Ventosos conta com três ramos, no entanto o movimento escoteiro pode iniciar com qualquer idade. Na unidade, as crianças com seis anos e meio já são acolhidas para as práticas de escotismo.

RAMOS DE TRABALHO

O primeiro ramo é o Lobinho, esse que começa quando a criança tem seis anos e meio, permanecendo nesse ramo até os 11 anos. Os grupos, chamados de Matilhas, são formados entre seis a oito crianças, fazendo com que elas tenham maior facilidade em trabalhar em equipe, ter disciplina, respeitar as regras dos ambientes de convívio, ter organização, entre outras coisas.

O segundo ramo é o Escoteiro, este que integra os jovens de 11 a 15 anos, também formando grupos, as Patrulhas, de seis a oito integrantes. Nesse estágio são tratadas a liderança e a independência. Em um esquema de “monitor”, eles aprendem a cozinhar, montar barracas, montar mesas, para assim saber lidar com o ambiente ao seu redor. A parte disciplinar também é levada mais a fundo.

O terceiro ramo são os Sêniorsonde jovens de 15 a 18 anos trabalham mais com desafios. Olhar para o futuro, tendo em vista que logo estarão no mercado de trabalho e a decisão de seguir uma carreira deve ser tomada. A superação de seus medos também é trabalhada. Em grupos, Patrulhas, de quatro a seis pessoas eles fazem caminhadas, participam de trilhas, rappel, escalada. Fazem pontes, torres, mesas maiores. A ideia é sempre apresentar o novo através do desafio.

PROJETO ESCOTEIROS SALTO VENTOSO

Sem quaisquer fins lucrativos, o projeto atua desde 1995 e localiza-se no bairro Cinquentenário desde 1998. Todos os jovens que estiverem na faixa dos seis anos e meio até os 18 anos podem participar das atividades, da mesma forma que os pais também podem acompanhar essas atividades.

Para manter o ambiente da sede e ter todos os materiais necessários para a prática do escotismo é cobrado uma mensalidade no valor de R$ 35 para aqueles que desejam fazer parte do projeto.

Fotos: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM