O Grupo Ueba Produtos Notáveis reorganizou o calendário do projeto de circulação do espetáculo Faísca D´Água com a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e se prepara agora para as últimas três apresentações.
Em função da chuva, algumas apresentações precisaram ser reagendadas e as novas datas são: neste sábado, dia 06 de abril, no Parque Getúlio Vargas (dos Macaquinhos), no domingo, dia 07 de abril, no estacionamento da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e no dia 21 de abril (domingo), na Feira Maesa Cultural. Todas as apresentações acontecem a partir das 16h e são gratuitas.
O projeto de circulação da peça Faísca D´Água abriu o calendário comemorativo dos 20 anos de estrada do Grupo Ueba, completados em 2024. O projeto contempla oito apresentações gratuitas para a comunidade, sendo cinco em parques e locais de convívio e lazer em Caxias do Sul e três em escolas da rede pública municipal próximas ao Centro Cultural Moinho da Cascata, sede do grupo caxiense que tem atuação no teatro, na literatura e no cinema: as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Paulo Freire, Machado de Assis e Arnaldo Ballvê.
Faísca D´Água é uma das mais recentes montagens autorais do repertório do Grupo Ueba, lançada em 2022. É um espetáculo cênico leve, lúdico e instigante, encantando o público de todas as idades com a utilização de elementos clássicos do teatro de rua, como pernas de pau, música ao vivo, adereços e bonecos gigantes manipulados pelo elenco. A obra valoriza o folclore enquanto bem imaterial do povo, as lendas, os costumes e os saberes populares do Brasil.
Com direção e dramaturgia de Jonas Piccoli, a peça aborda a importância da preservação dos saberes e fazeres do povo brasileiro, da América Latina e da África, iniciando pelas tradições dos povos originários, a chegada dos europeus e dos africanos, até os atuais imigrantes. O ponto de partida é o encontro de dois seres cheios de sabedoria: um representa a magnitude dos seres humanos e seus modos de cultivo; e o outro está ligado à terra, seus elementos, geografia, fauna e flora.
O encontro desses personagens faz o público refletir sobre mitos, lendas, cultivos, partindo de suas origens e de como eles constroem a identidade de um povo a partir da diversidade. O espetáculo também busca sensibilizar o público sobre a importância de conhecer e entender as raízes do povo e alertar para a preservação dos recursos naturais da Terra, especialmente a água.
As oito apresentações de Faísca D’água são um projeto idealizado e produzido pelo Grupo Ueba Produtos Notáveis, viabilizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, apoio cultural da Fundação Marcopolo e apoio do Centro Cultural Moinho da Cascata e da Universidade de Caxias do Sul.
PROGRAMAÇÃO DAS ÚLTIMAS APRESENTAÇÕES AO PÚBLICO
06/04 – Parque Getúlio Vargas, às 16h
07/04 – Estacionamento da Universidade de Caxias do Sul, às 16h
21/04 – Feira Maesa Cultural, às 16h
ENTRADA: Gratuita
Em caso de chuva a programação poderá sofrer alterações, que serão comunicadas nas redes sociais do Grupo Ueba.
SINOPSE DE FAÍSCA D`ÀGUA
“Faísca d’Água”, produção do Grupo Ueba Produtos Notáveis, explora o confronto desafiador entre a natureza e a humanidade, destacando a água como elemento crucial. Dois seres sábios, representando a humanidade e a natureza, se encontram. A natureza decide retirar a água da humanidade devido ao mau uso desse recurso. Agora, a humanidade precisa convencê-la a dar outra chance, compartilhando contos que evidenciam a capacidade de aprendizado e evolução humana por meio do folclore, dos saberes, fazeres, mitos e lendas. A apresentação destaca-se pela utilização de elementos clássicos do teatro de rua, como pernas de pau, música ao vivo, adereços e bonecos gigantes manipulados pelo elenco. Trata-se de um espetáculo que encanta plateias de todas as idades.
FICHA TÉCNICA
Peça: Faísca D´Água (circuito com apresentações gratuitas em Caxias do Sul)
Obra, Direção e Dramaturgia: Jonas Piccoli
Elenco: Dóris Laroque, Maicon Lionço, Mike Almeida e Pablo Beluck
Pesquisa Contextual: Jonas Piccoli e Marcelo Caon
Figurinos: Daniel Lion
Cenografia e Adereços: Grupo Ueba Produtos Notáveis
Realização: Grupo Ueba Produtos Notáveis
Financiamento: Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul
Apoio Cultural: Fundação Marcopolo
Apoio: Centro Cultural Moinho da Cascata e Universidade de Caxias do Sul