Lançada neste ano de 2021, a coletânea “Narrativas de gênero: as várias faces dos estudos de gênero” a coletânea foi organizada pelas autoras Mônica Karawejczyk e Marlise Regina Meyrer. A obra, publicada pela Editora da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), traz textos e estudos de historiadoras, entre elas a historiadora e escritora, radicada há cerca de 15 anos em Bento Gonçalves, Cristine Tedesco. O livro esgotou durante a Feira do Livro de Porto Alegre, em novembro, e neste mês de dezembro chega com uma tiragem de novos exemplares.
Em visita ao Grupo RSCOM, a escritora contou que a obra revela a dimensão do campo de estudos de gênero e sua importância para a discussão e o conhecimento da sociedade. “O livro traz, em capítulos, escritos por diferentes profissionais femininas, a aplicação do conceito de gênero. Ao dar destaque para tais temáticas, temos a intenção de fomentar o reconhecimento para os estudos de gênero. Considero um livro que pode ser utilizado por professores de diferentes áreas, não apenas a área de História”, explicou.
Na coletânea, Cristine Tedesco publicou um capítulo sobre a pintora italiana, Artemisia Gentileschi, protagonista do livro de sua autoria, “Artemisia Gentileschi: Trajetória biográfica e representações do feminino”. Segundo Cristine, ambas as obras refletem sobre o protagonismo feminino e os estudos históricos que permeiam as questões de gênero. “Por uma década pesquisei a vida e a obra da pintora italiana pouco conhecida. A pesquisa joga luz sobre a primeira mulher a ser aceita pela Academia de Belas Artes de Florença, cuja produção artística tem como característica marcante, segundo Cristine, a aparição de mulheres em situações de protagonismo”, relatou.
A coletânea “Narrativas de gênero: as várias faces dos estudos de gênero” é composta por quinze textos divididos em quatro eixos: Gênero e Violência; Educação; Resistência; e Diferentes Linguagens. Com abordagens renovadas e inovadoras, a obra revela a fecundidade do campo de estudos de gênero e sua importância para a discussão e o conhecimento da sociedade. Dos movimentos feministas do início do século XX, passando por questões como corpo, sexualidade, violência de gênero, educação e legislação, os textos aqui apresentados revelam como as questões de gênero perpassam todos os âmbitos da vida social, condicionando práticas e representações que orientam as formas de ser e estar no mundo e instituem relações de poder.