O Grupo Cultural Órbita Literária realiza nesta segunda-feira (26), o encontro de número 374, a partir das 20h na Livraria e Café Do Arco da Velha de Caxias do Sul. Na ocasião, a painelista Mònica Chissini apresentará o tema “Literatura Indígena no Brasil – Antes que o Céu Desabe”.
Mônica é professora da área de Letras do IFRS – Campus Farroupilha, mestra em Educação e Licenciada em Letras. Participa do grupo de pesquisa Letras e Vozes dos Lugares e, atualmente, coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRS Campus Farroupilha, por meio do qual desenvolve projetos de ensino e extensão relacionados às temáticas indígenas.
A literatura indígena é reconhecida como expressão política e estética destes povos e traduz um movimento de resistência das vozes ancestrais na contemporaneidade. Apesar de séculos de violências coloniais perpetradas contra os povos originários em seus territórios, a memória e as vozes indígenas resistem. Com isso, renovam-se os instrumentos para que suas palavras tenham largo alcance, de modo que sejam ouvidas, lidas e apreciadas.
É preciso conhecer a literatura indígena brasileira, porque ela carrega muito de quem somos, porque ela revisa a história mal contada que nos embalou por muito tempo, porque ela nos ensina a lembrar do que esquecemos e, sobretudo, porque ela nos afeta, com sua inteireza político-estética. Como assevera a pesquisadora indígena Graça Graúna: “A busca da palavra, mais precisamente a luta dos povos indígenas pelo direito à palavra oral ou escrita configura um processo de (trans)formação e (re)conhecimento para afirmar o desejo de liberdade de expressão e autonomia e (re)afirmar o compromisso em denunciar a triste história da colonização e os seus vestígios na globalização ou no chamado neocolonialismo“ (GRAÚNA, 2013, p. 55).
SERVIÇO – Órbita Literária 374
Painelista: Mônica Chissini
Tema: Literatura Indígena no Brasil – Antes que o Céu Desabe
Dia: 26 de setembro de 2022, segunda-feira, às 20 horas
Local: Livraria e Café Do Arco da Velha (Rua Dr. Montaury, 1570, Centro, Caxias do Sul)