Neste sábado, dia 04 de março, o diretor, ator e intérprete da Cia de dança-teatro “A Trupe Dosquatro”, Cristian Bernich, lança o livro Converso .cenas de dança, editado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). A sessão de autógrafos ocorre às 19h, no Museu do Imigrante, em Bento Gonçalves.
“Converso .cenas de dança” é o primeiro registro sobre a dança cênica na cidade serrana, no qual, além de abordar o processo criativo da produção artística contemporânea da Cia A Trupe Dosquatro, o autor conduz uma conversa com outros artistas, suas histórias e suas experiências afetivas com o local.
A publicação é o resultado de uma pesquisa relativa ao projeto “Trajetória: um recorte sobre a dança cênica de Bento Gonçalves” financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves. Além disso, o livro apresenta um capítulo com um breve histórico da dança cênica mundial escrito por Magda Bellini e recortes históricos de uma cidade do interior gaúcho, aquilo que antecedeu e que, de certa forma, restou como herança.
“O interessante foi descobrir que os primeiros registros sobre dança em Bento Gonçalves, ocorrem a partir de 1958 em clubes sociais. Nessa época, apenas o balé clássico era o gênero ensinado e somente as mulheres faziam aulas. A dança era parte da educação feminina. Outro aspecto interessante foi o quão tardia a dança contemporânea começou a ser produzida na cidade, e, também, quantos nomes de artistas haviam sido quase esquecidos”, diz Bernich.
Quem assina o prefácio é Helena Katz, uma das pesquisadoras e críticas de dança mais importantes do Brasil. Bastante ligada à parte teórica da área, tem um extenso currículo de produções literárias, artigos para jornais e revistas e participações em eventos de discussão sobre o assunto.
“Converso .cenas de dança’ também é um registro imagético com mais de cem fotos que ilustram um linha histórica de produção cênica, abrangendo balé, jazz, folclore de projeção, danças urbanas, dança moderna e dança contemporânea. E, sua edição com 1000 exemplares, terá distribuição gratuita destinada às universidades, às escolas e ao público interessado que pode contatar diretamente com o autor.
Sobre o autor
Mestrando em Letras e Cultura pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde também cursou a graduação em Dança, Cristian Bernich também é professor de dança contemporânea e teatro. Foi diretor de Cultura na Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural e membro da Comissão Municipal de Cultura de Bento Gonçalves. Atualmente, integra o Conselho Estadual de Cultura do RS, o Colegiado Setorial de Dança do Rio Grande do Sul e a Associação Gaúcha de Dança do Rio Grande do Sul.
Sobre a obra
“Converso .cenas de dança” é um livro que apresenta um recorte histórico sobre dança cênica da cidade de Bento Gonçalves e sobre a produção cênica da Cia de dança-teatro contemporânea A Trupe Dosquatro. Com uma linguagem muito variada em estilos e, por vezes muito coloquial, o livro se propõe a uma conversa entre artistas da dança, autor e leitor explorando a memória afetiva das pessoas que produziram e/ou produzem a arte da dança na cidade.
O livro é o resultado de uma pesquisa de quase dois anos feita por Cristian Bernich com apoio de Edson Possamai, concebida por entrevistas com artistas que viveram na cidade, familiares e também artistas que ainda produzem dança cênica em Bento Gonçalves. Além disso, a pesquisa se voltou para documentos, programas de espetáculos antigos e fotografias que retratam a história da dança local.
SERVIÇO
Lançamento do livro “Converso .cenas de dança’
Autor: Cristian Bernich
Quando: 4 de março | Sábado | 19h
Onde: Museu do Imigrante (Rua Henry Hugo Dreher, 127 – Bairro Planalto/ Bento Gonçalves)