O Movimento Negro Raízes de Bento Gonçalves, uma das representações Negras mais reconhecidas na região e no estado, passa a integrar suas atividades deste mês de Novembro de 2022, ao calendário estadual proposto por ativistas e entidades Negras de Porto Alegre e região metropolitana, intitulado Novembro Antirracista Unificado.
O objetivo, de acordo com a coordenação do Movimento Negro Raízes, é reunir as mais diversas entidades Negras do Rio Grande do Sul, dando um exemplo de acolhimento e diálogo com outras representações, mesmo mais distantes dos grandes centros.
“Desde sua instituição em 2018, tendo o perfil ativista, e com atividades durante todos os meses do ano, a entidade entende que é a partir deste somatório de forças que se tem resultados mais dinâmicos e abrangentes, diferentemente de quando as entidades optam por atividades individualizadas ou isoladas”, explica em nota a coordenação do movimento.
As atividades propostas pelo Movimento, integrando o Novembro Antirracista Unificado, seguem nos próximos dias conforme a programação abaixo:
• Dia 16/11 – Dinâmica sobre Cultura Negra e Escola Estadual de Bento Gonçalves.
• Dia 18/11 – Dinâmica sobre Cultura Negra e apresentação da Banda Raízes em Escola Municipal de Carlos Barbosa.
• Dia 20/11 – Dinâmica sobra Cultura Negra e representatividade com o Grupo de Mulheres em Bom Retiro do Sul.
• Dia 21/11 – Feijoada e musicalidade em Escola Estadual de Bento Gonçalves
• Dia 21/11 – Capacitação para Professores sobre Cultura Negra na Secretaria de Educação de Harmonia.
• Dia 26/11 – Apresentação e Relançamento oficial da Banda Raízes, às 13h, na Praça Dante Alighieri de Caxias do Sul.
• Dia 26/11 – Dinâmica sobre Cultura Negra e Apresentação e Relançamento oficial da Banda Raízes, às 18h, na Rua Coberta de Carlos Barbosa.
O ápice de todas as atividades do Novembro Negro Unificado se dará com a Marcha Independente Zumbi Dandara que será realizada no dia 20 de novembro, a partir das 16h, no Largo Zumbi dos Palmares até a Praça do Tambor em Porto Alegre.
Banda Raízes
A Banda Raízes (segmento artístico do Movimento Negro Raízes), que em março deste ano passou por um momento difícil com a morte do músico Julio Garcia (Chorão), retoma suas atividades de forma oficial no dia 26 de novembro, com o relançamento em duas apresentações, sendo a primeira a partir das 13h em Caxias do Sul, na Praça Dante Alighieri e as 19h em Carlos Barbosa, no palco da Rua Coberta junto a Vila das Etnias.
Julio Garcia (Chorão)
Todas as atividades realizadas pelo Movimento Negro Raízes neste mês de novembro, estão dedicadas ao músico Julio Garcia (Chorão), integrante da Banda Raízes e do Movimento Negro Raízes, que faleceu em 26 de março de 2022, vítima de atropelamento na BR 470 em Bento Gonçalves.