O Museu Casa de Pedra, marco histórico da cidade de Farroupilha, está temporariamente fechado pelos próximos 90 dias para um processo de restauração das esquadrias. A medida passou a valer já nesta quinta-feira (18).
Este procedimento é essencial para garantir a preservação adequada do patrimônio arquitetônico e cultural.
Durante este período, estarão sendo realizados os trabalhos para revitalizar as estruturas do museu, assegurando não apenas a conservação, mas também melhorias na infraestrutura para proporcionar uma experiência ainda mais enriquecedora aos visitantes.
A história do museu
Localizado na Vila de Nova Vicenza (Nova Vicenza “Velha”), sede do núcleo inicial da Colônia Sertorina, que obteve um rápido crescimento econômico em fins do século XIX, onde hoje se encontra o bairro Nova Vicenza, a edificação foi construída entre 1890 e 1896 pelo casal Domênico Fin e Luigia Maria Zini.
O Museu foi criado pela Lei Municipal nº 1.321, de 27 de setembro de 1983, com inauguração apenas no dia 28 de dezembro de 1988. Ele possui em seu acervo, utensílios domésticos e de trabalho, além de móveis diversos doados pela comunidade, que retratam a vida dos imigrantes italianos, assim como o desenvolvimento da cidade de Farroupilha.
No dia 28 de dezembro de 1988, o prédio foi tombado pelo Estado do Rio Grande do Sul.