Foto: Divulgação Museu Nacional da Colômbia

Museu da Cultura Hip Hop RS está prestes a receber a grandiosa exposição apresentada em 2023 no Museu Nacional da Colômbia, em comemoração aos 50 anos da cultura hip hop no mundo. Intitulada “Nación Hip Hop: Colombia al ritmo de una cultura”, a exposição tem seu lançamento no dia 13 de novembro, a partir das 14 horas, na sala Hip Hop na Rua. As visitações são gratuitas, e podem ser feitas de terça a sábado, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00. Lembrando que o Museu fica aberto até 20 de dezembro e retoma atividades em 21 de janeiro.

A pré-estreia marca um importante momento do intercâmbio do hip hop brasileiro e colombiano. Financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio master da Petrobras e patrocínio do Instituto Neoenergia e Budweiser Zero, o Museu da Cultura Hip Hop RS assinará uma exposição no Museu Nacional da Colômbia em 2025.

“Estamos muito orgulhosos desse movimento que gera conexões que rompem fronteiras, mostrando tudo que o hip hop tem em comum em sua ideologia independente de sua nacionalidade. E o quanto também apresenta em diversidade por conta da questão geográfica. Este é apenas o primeiro passo dessa internacionalização do Museu da Cultura Hip Hop RS que irá ampliar ainda mais a voz do hip hop nacional fazendo conexões com outros países no decorrer dos próximos anos”, afirma Rafa Rafuagi, fundador e coordenador do Museu da Cultura Hip Hip RS.

Na sexta-feira (13), a premiére de lançamento da nova exposição, aberta ao público e gratuita, contará com a presença de hip hoppers brasileiros e colombianos. O rapper colombiano Zkirla estará mediando um painel sobre os desafios envolvidos no desenvolvimento deste projeto museológico. Além disso, haverá discussão sobre os eixos curatoriais, os acervos expostos e as diferentes narrativas que articulam a encenação.

“Nación Hip Hop: Colombia al ritmo de una cultura” foi desenvolvida pela Curadora Etnográfica do Museu Nacional, em colaboração com membros ativos do movimento hip hop colombiano. Na voz de Zkirla, representante do hip hop no país, “o movimento hip hop chega a lugares inesperados, onde às vezes falta esperança. A força de seus elementos que fazem a Colômbia reagir socialmente e politicamente”.

“Nación Hip Hop: Colombia al ritmo de una cultura” propõe um olhar sobre o movimento cultural massivo e popular que transformou a história recente do país, desde a década de 1980. Abrange os eventos e atores mais importantes, através da evolução de seus elementos e evidenciando sua crítica social, poder de inovação, transformação e contribuições para as artes e a cultura hip hop internacional. Para isso, foi levada em consideração a configuração do movimento em quatro regiões do país: Bogotá e região metropolitana, Antioquia, Cali-Buenaventura e região do Caribe.

Através de oito eixos temáticos, os visitantes poderão se aproximar do movimento, de sua transformação e dos processos de criação que existem na Colômbia. Esses eixos são: I. O território é memória, II. Quebrar é movimento, III. O Dee-Jay é a base, 4. rap é poesia, V. Graffiti é cor, VI. Estética cria identidade, VII. Festivais conectam e VIII. Conhecimento é tudo.

William López, diretor do Museu Nacional, afirma: “O movimento cultural do Hip Hop é uma forma diferente de compreender a música, a pintura, a composição, as formas de vestir, de falar e de criar comunidade a partir de perspectivas urbanas e culturais. é uma forma de incorporar outras histórias que historicamente não estiveram presentes nas narrativas da nação. Isso oferece a oportunidade para pessoas de diferentes setores da sociedade aprenderem sobre outras formas de cultura e arte feitas no México Colômbia”.

Sobre o Museu da Cultura Hip Hop RS
Inaugurado no ano do cinquentenário do hip hop no mundo, o Museu da Cultura Hip Hop RS é o primeiro na América Latina dedicado ao movimento. Com um espaço de quatro mil metros quadrados, o Museu é uma iniciativa coletiva da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, e objetiva o fortalecimento de outros estados brasileiros para criação de museus, organizando uma rede capaz de construir o Museu Brasileiro da Cultura Hip Hop nos próximos cinco anos. O complexo conta com cerca de seis mil itens de acervo físico e digital sobre a história do hip hop gaúcho. Inspirado no The Universal Hip Hop Museum nos Estados Unidos, conta com  salas expositivas, atelier de oficinas, café, loja, estufa agroecológica, biblioteca, estúdio musical, multipalco e a Quadra Petrobras. O Museu da Cultura Hip Hop do RS tem financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio master da Petrobras e patrocínio do Instituto Neoenergia e Budweiser Zero. Realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.