Marketplace especializado na curadoria de vinhos e espumantes, a VinumDay apresenta um dueto especial para a Oferta Solidária dedicada ao Novembro Azul. A promoção que destina 100% do lucro das vendas de um produto a cada mês para uma instituição diferente, desta vez terá um combo de dois rótulos. Os recursos serão destinados para a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN).
A novidade só é possível graças à parceria da VinumDay com a Amitié, projeto autoral que tem entre suas linhas uma dedicada exclusivamente a colheitas realizadas em cada uma das quatro estações do ano. As sócias Andreia Gentilini Milan (sommelière e diretora executiva da ABS-Brasil) e Juciane Casagrande Doro (enóloga e ex-diretora de um grupo vinícola) são as responsáveis pela criação ousada e inédita.
“Acredito que esta seja a primeira vez no Brasil que um projeto vinícola explore o conceito completo de vinhos elaborados nas quatro estações. E a parceria com a VinumDay traz a oportunidade de apresentarmos esta ideia que valoriza os diferentes terroirs do único país do mundo onde é possível realizar colheitas em todas as fases do ano”, revela a diretora da Amitié, Andreia Gentilini Milan.
Geralmente, a colheita de uvas viníferas ocorre entre o final do verão e o início do outono. No Nordeste brasileiro, contudo, o calor faz a videira trabalhar dobrado, permitindo duas colheitas anuais (uma delas na primavera). Já o Sudeste desenvolveu uma técnica inovadora: a dupla poda. Esta estratégia altera o ciclo natural da videira, passando a temporada de maturação para o inverno.
“Provamos todos os vinhos do projeto e selecionamos aqueles que mais apreciamos: inverno e verão”, revela o diretor da VinumDay, Wagner Cecconello.
Da colheita de inverno chega um Shiraz, casta que vem se destacando na porção mineira da Serra da Mantiqueira. A vindima ocorreu no final de agosto, a partir de vinhedos cultivados a 840 metros de altitude. O vinho amadureceu por seis meses em barricas francesas.
“Na taça combina frutas negras maduras, como ameixa e cassis, com notas especiadas de baunilha e pimenta preta, finalizando com toques de cacau e violeta. É um vinho estruturado, com taninos maduros, boa acidez e ótima intensidade de sabor”, descreve Cecconello.
Já a colheita de verão deu origem a dois vinhos: um Cabernet Franc e um Tannat.
“Ambos excelentes. Mas escolhemos o Franc oriundo de Pinto Bandeira [Serra Gaúcha] pela admirável tipicidade varietal. Com uvas colhidas no início março, também estagiou por seis meses em barricas francesas”, comenta o sommelier.
As características são de um vinho cheio de frutas vermelhas, como morango e cereja, escoltadas por nuances de folha de tabaco, pimenta chili e baunilha. Na boca tem corpo médio e uma deliciosa acidez, com a paleta aromática ganhando o acréscimo da tradicional nota de grafite.
Para a diretora da Amitié, Andreia Gentilini Milan, ações como a Oferta Solidária ganham ainda maior importância diante de condições impostas por cenários recentes.
“Estamos dentro de um contexto, inseridos em uma comunidade e temos a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento local. Doamos um pouco do que temos para auxiliar a quem precisa. A pandemia mostrou o quanto é importante olhar para o outro em momentos de dificuldade”, conclui.
Fundada há 16 anos em Caxias do Sul (RS), a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (APECAN) mantém atualmente 14 unidades de atendimento espalhadas por todo o Rio Grande do Sul. Ao todo, desde a fundação, já são mais de 20 mil famílias atendidas.
Em Caxias do Sul, a entidade conta hoje com uma Casa de Apoio que recebe pacientes de tratamento oncológico e familiares de 49 municípios do entorno, que buscam tratamento nos hospitais de referência da cidade.
No local, são oferecidos atendimento nutricional, psicológico e social. Os beneficiários ainda têm acesso a hospedagem e quatro refeições diárias, além de participação em oficinas realizadas também diariamente.
“Para a AAPECAN, uma parceria como esta, com a VinumDay, é muito importante, porque as empresas são multiplicadoras do trabalho que a entidade realiza com todas essas pessoas em tratamento oncológico e, além disso, também com os familiares. Porque é importante lembrar que a doença oncológica atinge toda família. É muito importante esta colaboração, pois há cada vez mais diagnósticos de câncer e pessoas precisando de ações como a da Oferta Solidária”, afirma a psicóloga da AAPECAN, Bruna Carraro Curra.
Sobre a Oferta Solidária
Com inspiração nas raízes comunitárias daqueles que vivem da terra, da uva e do vinho, a equipe da VinumDay procurou entender como poderia fazer a sua parte para ajudar causas nobres – em especial, aquelas mais afetadas pela pandemia. Assim, criou a Oferta Solidária: por meio de parcerias com vinícolas e produtores, a cada mês, um rótulo diferente é selecionado pela curadoria da casa e 100% do lucro das vendas do produto (com preço especial) é destinado para uma ou mais instituições de ação social. A iniciativa já está no quinto mês de vigência.
Até o momento, em parceria com a Casa Perini e as vinícolas Lidio Carraro, Don Guerino e o projeto ENOS Vinhos de Boutique, a VinumDay já conseguiu contribuir com a Federação Brasileira de Hemofilia (FBH), com o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), a ação social Pisada do Sertão, da Paraíba, a Associação Florianópolis e Região de Esclerose Múltipla (Aflorem), a ONG Cidadão Pró-Mundo e a União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama (Unaccam).
No primeiro mês de Oferta Solidária, com a venda de 562 garrafas de Casa Perini Solidário, R$ 5.648,10 foram divididos igualmente entre FBH e Imama. Já em junho, a comercialização de 402 garrafas de Lidio Carraro Agnus Cabernet Sauvignon 2019 resultou em R$ 6.667,00 para a ABEM. Em julho, a comercialização de 477 unidades do lançamento Don Guerino Malbec Vintage 2020 rendeu R$ 6.081,00 para a ação social Pisada do Sertão, no interior da Paraíba. Agosto resultou na transferência de R$ 4.731,00 para a Aflorem, graças à venda de 128 garrafas de ENOS Gran Reserva Syrah 2018. Em setembro, foi a vez da Cidadão Pró-Mundo receber R$ 6.118,00, graças à comercialização de 483 unidades de Valmarino Sangiovese 2019. A marca consagrada do Outubro Rosa ganhou contornos especiais com a destinação de R$ 4.362,81 para a Unaccam, como resultado da venda de 125 unidades do espumante Casa Valduga 130 Brut Rosé.
Sobre a VinumDay
VinumDay é uma plataforma de comércio online de vinhos e espumantes com exclusivo sistema de Adega Virtual, que permite armazenar os produtos adquiridos em uma conta individual até que o volume de pedidos atinja a faixa do benefício de frete grátis para qualquer parte do Brasil. A empresa também é inovadora no desenvolvimento do modelo de Oferta do Dia, disponibilizando um item ou combo com o melhor preço de venda online em todo o país a cada 24 horas. Fundada em 2014, atualmente, a VinumDay trabalha com mais de 3,5 mil rótulos diferentes, de aproximadamente 20 países.
Fonte: Imprensa DNF Press / Foto: Reprodução Internet