Na manhã desta sexta-feira, dia 16, no parque Olivas de Gramado, na Linha Bonita, ocorreu a 12ª Abertura da Colheita da Oliva do Rio Grande do Sul.
Diversas autoridades participaram do evento, entre os presentes estava o governador Eduardo Leite, o prefeito Nestor Tissot e o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes. Também o presidente do Ibraoliva Renato Fernandes, os proprietários do Olivas de Gramado, Pedro Henrique Bertolucci e André Bertolucci.
“Talvez Gramado seja hoje um dos principais polos consumidores do azeite de oliva, devido ao grande volume de restaurantes e hotéis. Estamos felizes de receber este importante evento para nosso estado e desejamos que todos sejam bem-vindos a nossa cidade”, destacou o prefeito Nestor Tissot.
Para o governador Eduardo Leite, a olivocultura e o olivoturismo acabam gerando muito mais repercussão econômica do que apenas aquela que pode ser medida pela produção dos azeites e de todos os produtos correlacionados. “O turismo atrai visitantes, que consomem nos restaurantes, nos hotéis e isso gera um nível de emprego que interessa ao nosso Estado. E somos muito orgulhosos de produzir cerca de 80% do azeite produzido no Brasil”, destacou Leite.
O parque Olivas de Gramado fica na Linha Bonita, interior do município e tem mais de 12 mil pés de oliveira, sendo 29 hectares de área plantada.
A promoção do evento foi da Seapi e do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), em parceria com o Parque Olivas e com a Prefeitura de Gramado.