A Orquestra Acadêmica da Universidade de Caxias do Sul apresenta na próxima quarta-feira, dia 14, no UCS Teatro, um concerto especial em comemoração à Semana de Caxias, com a participação especial do Coro Vívere, do UCS Sênior. A entrada é gratuita, sem a necessidade de retirar ingressos antecipadamente.
Na ocasião, o público poderá apreciar a exposição UCS Sênior: “Atividades Licença Poética e Protagonismo Feminino”, “Poesia em Conserva” e “Ensaio fotográfico: lugar de mulher”, que ficará em cartaz no saguão do UCS Teatro até 19 de junho. Os eventos são apresentados pela UCS, por meio da Coordenadoria de Extensão.
A parte orquestral do concerto que a Orquestra Acadêmica da UCS apresenta junto às comemorações da Semana de Caxias inicia-se com o Grupo de Flautas, conduzido pela professora Nathália Boeira, que foi formado para oferecer ao público o trabalho de Música de Câmara. A peça é de Anton Reicha (1770-1836), compositor do período clássico e contemporâneo de Beethoven. A obra combina as quatro vozes em um perfeito acabamento, pois, além de músico e compositor, Reicha se dedicava à teoria musical.
Em seguida, o grande grupo sobe ao palco, sob regência do professor e maestro Fábio Alves, para apresentar obras do período musical Barroco, destacando a sonoridade das cordas. O século XVII privilegiou a música instrumental, e compositores como Telemann e Handel são representantes deste estilo. Formas musicais como a Passacaglia e a Suite, com suas danças, serão executadas com a vivacidade inerente à escrita musical desses grandes compositores.
O momento seguinte do concerto é sustentado pela grandiosidade das obras do período Romântico, por meio da composição de B. Smetana, que retrata a força e a energia do Rio Moldava, que cruza a cidade de Praga, onde o compositor viveu. Para representar a música de concerto da América Latina, entra a peça Danza Final/Malambo, do compositor argentino Alberto Ginastera, trazendo a música moderna composta para o Balé Estancias, que retrata a força do trabalho no campo e a alegria do povo latino-americano.
O encerramento do concerto tem a participação do Coro Vívere, e traz canções italianas de cunho religioso e festivo para homenagear a cultura musical dos imigrantes. As canções têm registro no Cansioniero Popolar, publicação em dois volumes organizada por Anthony Beux Tessari e professor Gelson Leonardo Rech, reitor da UCS, a partir do acervo de canções coletadas por Cleodes Piazza e José Clemente Pozenato e integrantes do acervo do Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS. As músicas foram arranjadas para Orquestras pelos professores Rodrigo Maciel e Wagner Rezer, exclusivamente para esse concerto.
A Orquestra Acadêmica da UCS
Oferece a prática de orquestra buscando atender a uma demanda de músicos estudantes e praticantes de instrumentos de orquestra de cordas e sopros da comunidade caxiense e Serra Gaúcha. O objetivo é fomentar a prática orquestral em grupo e propiciar o encontro dos participantes, para explorar e ampliar suas capacidades, habilidades, conhecimentos e, assim, promover a aproximação das atividades de orquestras profissionais. Está sob orientação de professores da EMUCS e músicos da UCS Orquestra.
O Coral Vívere
Fundado em 1991, mesmo ano em que iniciaram as atividades da Universidade da terceira idade (UNTI), hoje Programa UCS Sênior. O coro tem por objetivo desenvolver a arte vocal, contemplando e integrando vozes e favorecendo as relações de convivência em grupo. O primeiro maestro do Coral Vívere foi o Senhor Felix Slaviero, o qual permaneceu até 2007. Desde então, outros regentes passaram pelo grupo. Desde março de 2020, o coral está sob a regência da Maestrina Aline Giacomet.
Serviço
O quê: concerto em homenagem à Semana de Caxias, com a Orquestra Acadêmica da UCS e Coro Vívere
Quando: dia 14 de junho, quarta-feira, às 20h
Onde: UCS Teatro (Campus-Sede da UCS, em Caxias do Sul)
Quanto: entrada franca – não é necessário retirar ingressos antecipadamente