O diretor Gustavo Spolidoro volta a se dirigir ao público infantojuvenil com o divertido Uma Carta para Papai Noel (2023). Filmado em estúdio e nas cidades gaúchas de Porto Alegre, Viamão e Santa Tereza, o longa acompanha o Bom Velhinho tentando desvendar o mistério de uma casa de acolhimento onde as crianças órfãs nunca ganham presentes no Natal. O filme está em cartaz no GNC Cinemas de Caxias do Sul e no MovieArte Cinemas de Bento Gonçalves.
Confira o trailer:
No filme, Papai Noel (José Rubens Chachá) recebe uma carta de Jonas (Caetano Rostro Gomes), um menino órfão de oito anos. Na correspondência, Jonas pergunta sobre como é a vida de Noel quando não está entregando presentes e revela que ele e seus amigos nunca receberam presentes no Natal na casa de acolhimento em que moram – administrada com mão de ferro pela insensível Léia (Elisa Volpatto). Emocionado com o interesse do garoto e intrigado com o desparecimento dos presentes, Noel viaja ao Brasil para revelar o enigma, acompanhado da espalhafatosa ajudante Tata (Polly Marinho) e monitorado a distância pela fiel companheira Maria Noel (Totia Meireles).
Com roteiro assinado por Gustavo Spolidoro e Gibran Dipp, Uma Carta para Papai Noel é cheio de efeitos especiais que ajudam a criar um clima de aventura e fantasia, mas em um contexto brasileiro. “De um simples brilho que acompanha um personagem a algo mais complexo, como uma viagem interplanetária, os efeitos especiais realmente são uma marca no filme”, diz o realizador.
O elenco infantil foi preparado pelo ator Adriano Basegio, que também aparece na história como o Sr. Peabody, um picareta proprietário da casa de acolhimento do filme. Produzido pela gaúcha Okna Produções, Uma Carta para Papai Noel conta na equipe técnica com diversos nomes de destaque do cinema local, como o premiado diretor de fotografia Bruno Polidoro. Já o cineasta e produtor Spolidoro alterna em sua filmografia títulos voltados para o público adulto com produções para crianças e jovens como a série televisiva Ernesto, o Exterminador de Seres Monstruosos (2017) e o longa Os Dragões (2021).
Um dos destaques de Uma Carta para Papai Noel é a ótima trilha sonora, assinada pelo músico gaúcho Arthur de Faria, que inclui uma canção original escrita e interpretada em parceria com a cantora Fernanda Takai, além de uma versão inédita de Sobre o Tempo, sucesso da banda Pato Fu, que faz parte do Música de Brinquedo – projeto do grupo mineiro voltado para o público infantil.
Fonte: Matinal Jornalismo/por Roger Lerina