A patrona Mary Del Priore é uma assumidade na área da História. Sua vasta obra traz temas variados e que abordam perspectivas de um Brasil formado por culturas e personagens diferentes que demonstram a sua constituição identitária. São olhares que iluminam os fatos e as pessoas que contribuíram para a formação de um território plural e que segue sendo construído e restabelecendo diversas vozes até então esquecidas. Dessa forma, sua obra traça um panorama preciso e indispensável sobre a História do Brasil e seus livros expressam um patrimônio inestimável da área.
Seu olhar já desenvolveu temas como esportes, aspectos do feminino, violência, o Brasil entre as duas guerras mundiais, personalidades históricas negras e mestiças, o amor, seres míticos, além de personagens importantes como José Bonifácio, D. Maria I, Tarsila do Amaral, Dona Leopoldina, Dom Pedro I, e tantos outros, como as gentes que compõem o povo brasileiro. Claro, tudo dentro de uma personagem maior chamado Brasil.
Em Bento Gonçalves, Mary Del Priore vai palestrar em quatro momentos e diferentes temáticas. No dia 05 de outubro, às 14h, vai ocorrer no Instituo Federal do Rio Grande do Sul, um encontro com estudantes do Ensino Médio e tendo como assunto “Histórias dos Jovens no Brasil”. No mesmo dia, às 19h, o Centro Municipal de Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA) vai sediar a palestra “A História e a importância dos livros e da educação” para professores da rede pública de ensino e interessados. Para participar desta palestra é necessária a inscrição prévia cujo link segue abaixo.
E no dia 06 de outubro, a patrona da 38ª Feira do Livro realiza a palestra, na Via Del Vino, a partir das 15h30, sobre “A História da Mulher no Brasil” tendo como público-alvo a terceira idade e público em geral. E às 19h30, o Auditório do Bloco B da Universidade de Caxias do Sul/Carvi recebe o encontro com o tema “Desafios para fazer história, hoje”.
Mary Del Priore comenta duas das suas palestras. Sobre “História dos Jovens no Brasil”, Mary destaca que a juventude é um conceito construído culturalmente que só vai surgir nas décadas de 1920, 1930, 1940, por conta da modernização das sociedades.
“Antes os jovens passavam da infância para a idade adulta trabalhando. Não havia essa noção de juventude como momento de passagem e de integração gradativa. Vamos falar do passado e da nossa juventude entre os indígenas quando da chegada dos padres jesuítas, entre escravos, depois os jovens trabalhadores da indústria têxtil para depois adentrar o século XX com todo o impacto de novidades que chegaram para a juventude no Governo Getúlio, até os anos 60 da chamada ‘Juventude Transviada’, do início contra a ditadura”.
Em relação à palestra “A História da Mulher no Brasil” vão ser contados através de algumas figuras históricas que permitem temas transversais como “Xica da Silva, ex-escravizada que tem uma fantástica mobilidade social, representando toda uma classe de mulheres negras que graças a alforria e ao concubinato estáveis conseguiram criar um início de uma classe média negra no Brasil. Depois vamos passar para duas personagens emblemáticas do século XIX a Imperatriz Leopoldina e a Marquesa de Santos, e terminando, no século XX, na figura da pintora Tarsila do Amaral”.
Agenda das palestras
05 de outubro
14h – Palestra “Histórias dos Jovens no Brasil”, para estudantes do Ensino Médio do IFRS
19h – Palestra “A História e a importância dos livros e da educação” – Local: Centro Municipal de Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA) – Público-alvo: professores e interessados. Link de inscrição: http://cursos.bentogoncalves.rs.gov.br/cursos
06 de outubro
15h30 – Palestra “A História da Mulher no Brasil” – Local: Via Del Vino
19h30 – Palestra “Desafios para fazer história, hoje” – Local: Auditório do Bloco B da UCS – Público-alvo: estudantes da graduação do CARVI e na transmissão ao vivo, estudantes do Curso de História – graduação e Pós Stricto Sensu.