O projeto “Arte Capoeira na Comunidade” chega a Caxias do Sul para oferecer uma experiência única de imersão na cultura brasileira através da capoeira e suas manifestações artísticas. Com o objetivo de promover a inserção social, a formação cidadã e oportunidades profissionais, o projeto é uma iniciativa liderada pelos oficineiros de arte capoeira Tainá da Silva Indicatti e Santiago Daniel Nieto.
As oficinas, que são ministradas por Tainá e Santiago, oferecem gratuitamente 6 horas de aulas semanais, divididas em 3 encontros, com foco em aspectos técnicos, coreográficos e rítmicos da arte capoeira. As atividades são realizadas no salão anexo da Igreja do Bairro Cruzeiro, com encontros marcados para segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 20h30, durante o período de fevereiro a novembro de 2024.
Aberto para participação de crianças, adolescentes, jovens e adultos a partir dos 6 anos de idade, o projeto visa formar um grupo de apresentações artísticas e culturais genuinamente brasileiras. Com 40 vagas disponíveis, a seleção é feita por ordem de inscrição. As inscrições podem ser realizadas a qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis.
Além das oficinas, serão realizadas quatro apresentações – rodas de arte capoeira, sob a direção artística de Santiago Daniel Nieto. Esses eventos não apenas consolidarão o aprendizado dos participantes, mas também visam transmitir à comunidade aspectos culturais pouco explorados na região, promovendo o reconhecimento e a valorização da riqueza artística da capoeira e suas manifestações culturais.
O projeto “Arte Capoeira na Comunidade” conta com financiamento da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul por meio do Edital Financiarte 2023 e a produção cultural é de Flor Nieto e equipe da Lynch Gestão Cultural. Para mais informações e inscrições, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (54) 98153-0336 ou visitar o local das oficinas no salão anexo da Igreja do Bairro Cruzeiro.
Sobre os oficineiros:
Tainá da Silva Indicatti
Graduada pelo Grupo Muzenza de Capoeira em 2016, Tainá da Silva Indicatti é uma especialista em Danças Folclóricas, incluindo Maculelê, Puxada de Rede, Jongo e Samba de Roda. Seu envolvimento com a Capoeira começou em 2010, quando iniciou seu aprendizado e posteriormente passou à supervisão do Instrutor Santiago ‘Sancho’ Nieto, ministrando aulas como auxiliar de práticas de Capoeira. Em 2015, recebeu sua corda de Graduada das mãos de Mestre Burguês. Atualmente, Tainá participa de cursos, palestras, pesquisas e divulgando a Arte da Capoeira. Com essa experiência, ela está apta a ministrar aulas de Capoeira para crianças a partir de 4 anos até a terceira idade.
Santiago Daniel Nieto
Praticante dedicado da arte da capoeira há 18 anos, com uma jornada que começou sob a coordenação do Mestre Corisco em Caxias do Sul, onde por 12 anos frequentou todas as aulas com dedicação e alcançou bom desempenho. Foi graduado pela Associação de Capoeira Nação em 16 de novembro de 2002. Em 2006, tornou-se associado da Dobrão Capoeira e foi nomeado instrutor de capoeira por Contra Mestre Dentinho. Em 2013, deu um novo passo em sua jornada ao ingressar no Grupo de Capoeira Muzenza, uma entidade reconhecida mundialmente na arte afro-brasileira. Inicialmente, atuou como estagiário e, em 2014, alcançou a posição de monitor, destacando-se por sua habilidade e dedicação. Em 2015, foi promovido a instrutor, consolidando seu compromisso com a disseminação e ensino da capoeira. Em 2023, obteve o título de Contramestre das mãos de Mestre Burguês.
Serviço
O quê: Projeto Arte Capoeira na Comunidade – Oficinas
Quando: segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, das 18h30 às 20h30
Período: de fevereiro a novembro de 2024
Onde: Salão anexo da Igreja Sagrado Coração de Jesus – Bairro Cruzeiro – Rua Cama-
leão 488 – Caxias do Sul – RS.
Classificação: a partir de 6 anos
Link para inscrição: https://forms.gle/b4H5b3b86p9AETfZ7