Começa na próxima terça-feira, dia 18 de fevereiro, e vai até 14 de março o projeto Cinema Itinerante Acessível. A programação contempla seis filmes brasileiros que serão exibidos em entidades que atendem pessoas com deficiência. A proposta prevê dispositivos de acessibilidade para que o público com necessidades especiais possa ter uma opção de lazer cultural. A iniciativa é da Varsóvia Educação e Cultura em parceria com o Sesc de Caxias do Sul.
Contemplando opções para o público adulto e infantil. Entre os títulos selecionados está o cultuado “A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral, que deu à atriz Marcélia Cartaxo o prêmio de melhor atriz no Festival de Berlin, em 1985; o autobiográfico “Meu Nome é Daniel”, além de animações como “A Ilha dos Ilús” e “Tarsilinha”.
Nas sessões do Sesc Caxias do Sul serão distribuídas vendas para as pessoas que quiserem conhecer como funciona uma audiodescrição para pessoas com deficiência visual. As outras sessões conterão dispositivos de acessibilidade de acordo com o público de cada institu ição. O projeto também circula por outros espaços e instituições como Apae, Escola Especial João Prataviera, Escola Helen Keller, Apadev, Inav e A/Rampa. (Programação completa abaixo).
A proposta do Cinema Itinerante Acessível é garantir que todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência visual, auditiva, intelectual e física, possam desfrutar das obras cinematográficas brasileiras de forma plena. Para isso, os recursos como audiodescrição, legendas descritivas, interpretação em Libras e adaptações cognitivas são fundamentais para essa inclusão. Além proporcionar a democratização do acesso à cultura, a mostra também sensibiliza o público e o setor sobre a importância da inclusão, incentivando a produção de conteúdos mais acessíveis e promovendo espaços culturais verdadeiramente acolhed ores para todos.
A produção do Cinema Itinerante Acessível é da Varsóvia Educação e Cultura em Parceria com o Sesc Caxias do Sul e a realização é da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul – Secretaria de Cultura – Lei Paulo Gustavo – Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.
CINEMA ITINERANTE ACESSÍVEL – PROGRAMAÇÃO
Dia 18/02 (ter) às 20h – MEU NOME É DANIEL no Sesc Caxias do Sul
Dia 20/02 (qui) às 9h e 15h – A ILHA DOS ILUS no Sesc Caxias do Sul
Dia 21/02 (sex) às 15h – A HORA DA ESTRELA no Sesc Caxias do Sul
Dia 24/02 (seg) às 14h – PEQUENOS GUERREIROS na APAE Centro Ocupacional Santa Rita
Dia 25/02 (ter) às 09h – PEQUENOS GUERREIROS na APAE Centro Ocupacional Santa Rita
Dia 26/02 (qua) às 9h – A ILHA DOS ILUS na APAE Cinquentenário
Dia 27/02 (qui) às 14h – PEQUENOS GUERREIROS na APAE Bela Vista
Dia 28/02 (sex) às 09h – PEQUENOS GUERREIROS na APAE Bela Vista
Dia 05/03 (qua) às 14h – MEU NOME É DANIEL na A/RAMPA
Dia 06/03 (qui) às 14h – A ILHA DOS ILUS na Escola Especial JOÃO PRATAVIERA
Dia 07/03 (sex) às 9h – A ILHA DOS ILUS na Escola Especial JOÃO PRATAVIERA
Dia 10/03 (seg) às 20h – MEU NOME É DANIEL na Escola Helen Keller
Dia 11/03 (ter) às 14h – A FELICIDADE DAS COISAS na APADEV
Dia 12/03 (qua) às 14h – A FELICIDADE DAS COISAS no INAV
Dia 13/03 (qui) às 14h – TARSILINHA na Escola Helen Keller
Dia 14/03 (sex) às 14h – MEU NOME É DANIEL na APAE Centro Ocupacional Santa Rita