Os primórdios do cinema e, talvez, a primeira sessão de cinema para muitos estudantes. É nesse contexto que o projeto Cinema nas Escolas começa na próxima segunda-feira, dia 23 de setembro, na Escola Municipal Ester Justina Troian Benvenutti, no bairro Fátima, em Caxias do Sul.
Depois desta, outras 11 escolas receberão o projeto concebido pela Varsóvia Educação e Cultura que engloba 24 atividades gratuitas de setembro a novembro em escolas municipais de diferentes bairros de Caxias do Sul.
A dinâmica da proposta prevê a realização de uma exposição sobre os mestres e pioneiros do cinema no primeiro dia de atividades e, no segundo, exibições do clássico “O Circo”, de Charlie Chaplin. Produção de 1928, o filme tem sua trama centralizada na figura de batedor de carteira, um vagabundo e a polícia no encalço destas figuras. Só que, no vaivém, o vagabundo acabando entrando num circo. Aí as trapalhadas dele viram uma grande atração e certeza de gargalhadas para o respeitável público. Tudo isso na perspectiva da formação de público e da descentralização das atividades culturais, tornando as escolas também um espaço para a iniciação à cultura e, em especial, à arte cinematográfica.
Geniais, amalucados, engenhosos, inventivos, às vezes até atrapalhados, os mestres do cinema Irmãos Lumiere, Georges Mélies, Buster Keaton e Charlie Chaplin são o tema da exposição que reunirá informações e imagens destes nomes fundamentais da Sétima Arte mundial. O material será distribuído em totens informativos em uma tenda especial, que também exibirá vídeos sobre os primórdios do cinema. Esta atividade ocorrerá nos turnos da manhã e tarde no primeiro dia do projeto.
A realização do Cinema nas Escolas tem como objetivo a formação de público para cinema, a ocupação das escolas públicas com cultura e a promoção da democratização e descentralização do acesso a arte.A escolha por exibições de clássicos antigos dos primórdios do Cinema tem a ver com importância e a estrutura desses filmes como facilitadores na compreensão dos fundamentos dessa manifestação artística, acionando sen sações e emoções no público, seja ele iniciante, como deverá ser o caso do projeto, e mesmo em quem já tem algum repertório artístico.
Realizado pela Varsóvia Educação e Cultura, o projeto Cinema nas Escolas tem financiamento da Lei Rouanet – Lei de Incentivo à Cultura – Governo Federal do Brasil – União e Reconstrução.
Programação nas escolas:
- 23 e 24/09: Escola Municipal Ester Justina Troian Benvenutti (Fátima)
- 25 e 26: Escola Municipal Alfredo Belizário Peteffi (Presidente Vargas)
- 30/09 e 01/10: Escola Municipal São Victor (São Victor Cohab)
- 02 e 03: Escola Municipal Mansueto Serafini (Pôr do Sol)
- 07 e 08: Escola Municipal Castelo Branco (Fátima)
- 09 e 10: Escola Municipal Santa Corona (Santa Corona)
- 15 e 16: Escola Municipal Fioravante Webber (Pioneiro)
- 21 e 22: Escola Municipal João Ítalo Balen (Cruzeiro)
- 23 e 24: Escola Municipal Arnaldo Balvé (Santa Catarina)
- 28 e 29: Escola Municipal Ramiro Pigozzi (Arcobaleno)
- 30 e 31: Escola Municipal GuerinoZugno (Planalto)
- 04 e 05/11: Escola Municipal Jardelino Ramos (Presidente Vargas)