Foto: Acervo grupo TIM/Projeto MARIONETAVEIS/Yara Baungarten

Convocatória está aberta para artistas e grupos até 31 de março. A iniciativa, que auxilia o registro da expressão bonequeira como patrimônio cultural, visa publicações online, além de ciclo formativo com atividades gratuitas.

Para o mapeamento, todos os bonequeiros gaúchos, atuantes no Estado e fora dele, que tiverem interesse devem preencher um formulário com dados sobre seus trabalhos, companhias e espetáculos. Artistas, brincantes e grupos envolvidos com toda e qualquer técnicas, suporte e dramaturgia são bem-vindos a participar. O chamamento acontece até 30 de março de 2025 através de formulário online.

Os relatos e a compilação das respostas serão disponibilizados gratuitamente online. Ainda no primeiro semestre de 2025, o projeto vai se desdobrar em eventos com ações educativas e lançamento de publicações. O ciclo formativo vai reunir palestras gratuitas que enfocam a preservação e a manutenção de acervos em teatro de bonecos, a história do Teatro de Bonecos, a presença feminina no ofício, entre outros temas.

O projeto História e Mapeamento do Teatro de Bonecos do Rio Grande do Sul é uma iniciativa da pesquisadora Yara Baungarten, que é jornalista, fotógrafa e autora de e-book sobre o espaço ocupado por bonecos na televisão gaúcha. A coordenação é da Imagina Conteúdo Criativo, com apoio da ABTB/UNIMA Brasil e financiamento da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo – Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura do RS.

Serviço Mapeamento Teatro de Bonecos no Rio Grande do Sul:

Marionetáveis: História e Mapeamento do Teatro de Bonecos do Rio Grande do Sul

Mapeamento até 31 de março de 2025 (artistas, grupos, pesquisadores e interessados)

Formulário: https://tinyurl.com/projetomarionetaveis
Instagram: https://www.instagram.com/marionetaveis
Site: https://imaginaconteudo.com/