O projeto Nossa Escola Tem História retoma suas atividades buscando formar uma nova turma de alunos, desta vez da Escola Municipal Américo Ribeiro Mendes, em Caxias do Sul
Mobilizados por diversas atividades de pesquisa e criação, a meta final é a criação de um gibi contando a história da escola e de seu patrono. Os encontros começam em março e vão até junho nas manhãs de sexta-feira, das 10h às 12h. As inscrições para os interessados nessa atividade educativa, formativa e também cultural vão até 11 de março.
Para preparar os trabalhos na Américo Ribeiro, na semana passada a historiadora Ana Paula Almeida e o jornalista Régis Vargas estiveram na instituição realizando pesquisa histórica a partir dos documentos da escola, consultando fotografias, relatório de atividades e o histórico daquela unidade educacional. As atividades do projeto Nossa Escola Tem História incluem essa pesquisa de fontes históricas também entre os participantes, buscando diferentes referenciais para o trabalho.
Depois dessa primeira etapa, as histórias para os gibis começam a ganhar forma. Nesse contexto, são levantadas informações sobre a personalidade que dá nome à escola e suas histórias para a produção textual. Também é realizada oficina de ilustração em histórias em quadrinhos para que sejam criadas as tramas que vão para os gibis produzidos de forma coletiva pelos estudantes. Desenvolvidas no contraturno escolar, as atividades são coordenadas pela historiadora Ana Paula Almeida, o jornalista Régis Vargas e também o ilustrador Ernani Carraro.
O projeto já realizou atividades com estudantes da Escola Municipal Carlin Fabris. No desenvolvimento do projeto com os alunos, os oficineiros apostam no caráter lúdico e do apelo que o formato gibi tem junto ao público jovem. A ideia também é valorizar e reconhecer a personalidade da pessoa que dá nome à escola, informação muitas vezes desconhecida pela comunidade, deixando um legado às novas gerações sobre as figuras homenageadas por estes estabelecimentos, incentivando a interação comunitária. Outra ação derivada das atividades é a reflexão de aspectos da história de cada escola, suas peculiar idades e contextos.
O projeto “Nossa Escola Tem História” tem produção cultural da Lynch Gestão Cultural e é realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul/LIC Municipal.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação