As últimas duas semanas foram marcadas por encontros muito importantes e que definem os próximos passos dados em direção a um futuro mais congruente ao Roteiro Caminhos de Pedra.
Em reuniões com os Prefeitos dos municípios de Bento Gonçalves e de Farroupilha, a Presidente da Diretoria, Maristela Lerin e, a Assessora Excutiva, Taísa Trevisan, apresentaram os projetos da Ciclovia.
O projeto de embelezamento da entrada do roteiro, no Burati, foi apresentado ao Prefeito Municipal de Bento Gonçalves pelo membro do Conselho Deliberativo e Fiscal, Rafael De Toni, e pela Arquiteta Sandra Benvenutti.
A missão da Associação Caminhos de Pedra é preservar o patrimônio imaterial e material histórico promovendo o turismo de forma autêntica por meio de experiências e vivências dos saberes do imigrante italiano na Região Uva e Vinho. Por isso, o projeto da ciclovia busca ser um novo atrativo turístico, que contemple o turista religioso, bem como, o ciclista. Além de fornecer um atrativo seguro para o público, traz benefícios à saúde dos cidadãos, propiciando o contato com a natureza, cultural e história. Já a revitalização tem o propósito de tornar a paisagem mais próxima e integrada à comunidade.
O Caminhos de Pedra é considerado um “museu vivo”, visando resgatar, preservar e dinamizar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à serra gaúcha a partir de 1875, sendo patrimônio histórico do Rio Grande do Sul de 2009 pela Lei Estadual 13.177/09.
Visite o Caminhos de Pedra ou saiba mais em www.caminhosdepedra.org.br, @roteirocaminhosdepedra ou no (54) 3455-6333.
Fonte: Ortha / Foto: Reprodução internet / Divulgação