O Projeto ‘Revisitando a Semana de 22’, contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, entra em cartaz com o espetáculo artístico sobre o tema em Bento Gonçalves. As apresentações acontecem no mês de julho, em diferentes locais da cidade.
No dia 03 de julho, segunda-feira, às 8h no Cinema da Fundação Casa das Artes, para alunos da Escola Alfredo Aveline. No dia 08 de julho, sábado, às 17h na Teia Cultural e no dia 10 de julho, às 8h, no Colégio Estadual Dona Isabel.
A Arte sempre traz em seu bojo questionamentos, provocações, expressando-se em diversos meios como a música, a pintura, o cinema e a literatura. Sua matéria surge de inquietações que ocorrem no interior da sociedade e emerge em forma que capte a atenção das pessoas, estimulando-as à reflexão e à crítica. Dessa forma, traz novas luzes, novas interpretações, buscadas em fontes históricas e identitárias de um povo.
E, nesta perspectiva, o projeto Revisitando a Semana de 22 traz para os dias atuais, praticamente, um século depois, a importância e o legado que este movimento artístico teve para o Brasil. Dele, pode-se elencar alguns nomes como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Mafaltti, Di Cavalcanti, Victor Brecheret, entre outros.
No mês de maio ocorreram mediações, coordenadas pela acadêmica do curso de Letras, Daize Correa Figueredo, contextualizando para a Semana de Arte Moderna que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, de 13 a 18 de fevereiro de 1922.
Daize comenta que essa imersão é fundamental para professores e coordenadores entenderem o contexto do espetáculo, passando essa mensagem prévia aos estudantes. “Os docentes, nessas prévias, ampliam seus conhecimentos sobre a importância da proposta multicultural como meio de transmissão de ideias e valores. Com esse suporte teórico, os estudantes vão assistir ao espetáculo com uma visão ampla, preparados para se engajarem em discussões mais profundas sobre o tema abordado no evento”.
O espetáculo foi montado a partir de diálogos entre Daize e o professor Douglas Ceccagno, falando sobre o tema e artistas da época, mesclado com artistas da modernidade de 2023.
Conforme a proponente do projeto, Eunice Pigozzo, o espetáculo traz mais questionamentos sobre temas que se relacionam com os atuais movimentos sociais e culturais.“E se hoje existisse uma Semana de Arte Moderna, quem seriam esses modernos? A pergunta é respondia pelo movimento do Hip Hop. Eles representam os modernistas de 2022, 2023, com Pedro Festa, Bernardo Duarte e New Guss. Enquanto, a Daize e o Douglas questionam, a resposta vem por meio do graffiti, da dança, do rap”.
Espetáculo do Projeto Revisitando a Semana de 22
Dia 03 de julho – segunda-feira – 8h às 10h – Local: Cinema da FCA – para alunos da EMEM Alfredo Aveline
Dia 08 de julho – sábado – 17h – Local: Teia Cultural
Dia 10 de julho – segunda-feira – 8h às 10h – Local: Colégio Estadual Dona Isabel