Foto: Rock de Galpao credito Eduardo Rocha

Depois de prestar inestimável serviço de popularização do cancioneiro rio-grandense, produzindo releituras contemporâneas das principais obras e autores do cenário musical gaúcho, a banda Rock de Galpão entra em uma nova fase.

Formado por Tiago Ferraz (voz e guitarra), Guilherme Gul (bateria), Guilherme Goulart (acordeon), Mestre Kó (teclados) e Gustavo Viegas (baixo), o grupo agrega ao já consolidado trabalho de resgate cultural o caminho da composição autoral impregnado do mesmo conceito, que é a fusão do tradicional e do moderno, o apreço aos versos de conteúdo e qualidade e a mesma vontade de tocar o coração e a mente de seus seguidores e de todo aquele que aprecia a boa arte.

O primeiro single autoral “Pachamama Soul” foi lançado em 2022.  Com uma trajetória que ultrapassa os 17 anos, a banda traz um novo lançamento:  a canção autoral “Os Vikings do Jarau” surgiu a partir de uma conversa despretensiosa entre Tiago Ferraz e Túlio Urach, onde a beira do Rio Uruguai, os dois imaginavam uma embarcação viking descendo o rio. A partir dessa inspiração, Túlio Urach escreveu um poema que foi musicado por Tiago e demais integrantes da banda compuseram os arranjos.

“Os Vikings do Jarau” será lançado nesta sexta-feira, dia 30 de agosto, em todas as plataformas digitais. Já o show de lançamento acontece no dia 31 de agosto no Grezz, no 4º Distrito em Porto Alegre.

“A ideia de produzir novas canções autorais teve como objetivo explorar de uma maneira diferente aquilo que fazemos há tantos anos, porém desta vez não somente reconstruindo uma música, mas sim musicando a partir de poesias ou letras com referência ao cancioneiro”, comenta Tiago Ferraz, vocalista do Rock de Galpão.

Para celebrar a nova fase, o grupo planeja o lançamento de um single autoral a cada 40 dias até o próximo ano, sendo lançadas pelo menos 8 novas músicas.

“As canções próprias têm como objetivo agregar ao nosso repertorio do show e expandir nossa carreira. Não deixaremos de fazer releituras pois esta é a base e origem do Rock de Galpão”, completa Tiago.

O lançamento do documentário, captado ano passado através de projeto da Lei Roaunet, também tem lançamento previsto para 2025.

Os ingressos para o show de lançamento já estão disponíveis para compra antecipada na plataforma Sympla.