O Festival Música de Rua apresenta, a partir desta quarta-feira, a série “Causos e Gaitas”. No primeiro episódio, o violeiro Valdir Verona é o convidado. Apresentada pelo acordeonista Rafael De Boni, a produção traz às telas personagens cuja trajetória está inserida na história da música de raiz da Serra Gaúcha e do Brasil.
Heranças e tradições se misturam nas histórias contadas e musicadas por Rafael De Boni com Gilney Bertussi, Paulo Siqueira, Valdir Verona e Jorge Boca de Sino. A Fazenda dos Bertussi, lugar onde estes causos todos se entrecruzam, também é “personagem” da série que, obviamente, não deixa de citar a dupla dos Irmãos Bertussi, com quem todos os artistas cruzaram em suas vidas e carreiras.
No primeiro episódio, Rafael De Boni troca uns dedos de prosa com seu companheiro de muitos trabalhos, o violeiro Valdir Verona. O encontro foi gravado na localidade de Grotas, interior do distrito de Vila Oliva, onde Verona cresceu. E a conversa fala dos tempos dos tropeiros e sobre a paixão e a pesquisa do convidado entorno da música campeira do Sul e do Brasil.
Nos demais episódios, “Causos e Gaitas” vai à casa de Jorge Boca de Sino (Jorge Rodrigues), falando sobre os Ternos de Reis, na Criúva. Paulo Siqueira relembra o duo com Honeyde Bertussi. A visita a São Jorge da Mulada, na casa inspira dois momentos da série: a conversa com o gaiteiro Gilney Bertussi, filho de Adelar Bertussi, fala da herança musical na casa da família, lugar de célebres encontros como o com o gaiteiro Luiz Gonzaga, tema do quinto episódio da série.
Nestes cinco programas de entrevistas musicadas, a narrativa também faz um cruzamento do formato documental com a linguagem musical, buscando focar o personagem e suas moradas, fazendo um registro também da paisagem serrana que reverbera igualmente nos sons e causos mostrados.
Os programas têm apresentação de Rafael D Boni, direção de Luciano Balen, co-direção de Daniel Vargas e som direto de Moisés Oliveira. A série será veiculada no Site e Redes Sociais do Festival Música de Rua de forma permanente. Com episódio tem 10 minutos.
O Festival Música de Rua – Música na Tua Rua tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.
Fonte: Jornalismo Cultural / Foto: Divulgação