Foto: Patricia Dalchau/Lenara Pothin/Divulgação

A última semana do 51º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis oferece uma programação repleta de atividades para o público aproveitar a diversidade cultural de forma gratuita. Apresentações de grupos folclóricos no Palco da Diversidade, oficinas, jogos, noites culturais e atividades paralelas integram a programação de 29 de julho a 4 de agosto.

De segunda a sexta-feira, o festival contará com cerca de 35 apresentações artísticas no Palco da Diversidade, na Rua Coberta. A chegada do Ballet El Trebol, da Argentina, nesta terça-feira, dia 30 de julho, e do Amanecer Peruano, do Peru, e do Tanz-und Folkloreensemble Ihna, da Alemanha, naquarta-feira, dia 31 de julho, irão incrementar a programação do Festival Internacional de Folclore.

O evento contará ainda com as apresentações dos grupos do Pará, Santa Catarina, Sergipe e Espanha, além dos grupos de Nova Petrópolis: CTG Pousada da Serra – Invernada Adulta, no dia 1º de agosto, e Volkstanzgruppe Freundschaftskreis – Misto, no dia 2 de agosto, ambos às 19h15.

A música das orquestras também terá espaço na programação do 51º Festival Internacional de Folclore na segunda semana do evento. e. Nesta terça-feira, 30, a Orquestra Jovem de Nova Petrópolis retorna ao evento, às 19h15, e na quarta-feira, 31, a Banda Municipal de Nova Petrópolis apresenta seu repertório a partir das 19h15min.

O Palco da Diversidade recebe o Mamaço Festivo na quinta-feira, 1º de agosto, a partir das 15h, e, no dia 2 de agosto, sexta-feira, às 17h15, ocorre a exibição do documentário “O Caminho de Hans”, na Rua Coberta. Na quinta-feira, 1º de agosto, o espaço junto ao Labirinto Verde contará com a oficina “Roda de Capoeira”.

A alegria e o colorido dos grupos que participam do 51º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis são levados para as comunidades do interior do Município durante as Noites Culturais. Na quarta-feira, 31 de julho, Vila Olinda recebe a Noite Cultural na Sociedade Canto Amizade. A partir das 19h30, o Volkstanzgruppe Freundschaftskreis, o Ballet El Trebol, da Argentina, e o Tanz-und Folkloreensemble Ihna, da Alemanha, se apresentam na comunidade.

O Centro de Eventos de Nova Petrópolis contará com duas atividades na segunda semana do 51º Festival Internacional de Folclore. No dia 1º de agosto, quinta-feira, ocorre a exibição do documentário “30 Anos do Volkstanzgruppe Edelstein – Coração que Dança”, a partir das 19h30, no auditório do Centro de Eventos. Na sexta-feira, 2 de agosto, os grupos se reúnem no Centro de Eventos para a oficina “Passos da Diversidade”.

Último fim de semana da 51ª edição do evento terá Jogos Germânicos, Desfile de Integração e apresentação do espetáculo “Linhas de Memória”
A 51ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis encerra dia 4 de agosto, na Rua Coberta e Praça das Flores. A programação do terceiro e último fim de semana do evento contará com jogos germânicos, apresentações no Parque Aldeia do Imigrante, Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade, Desfile de Integração e apresentação do Espetáculo “Linhas de Memória”.

O sábado, dia 3, inicia com as modalidades “Arremesso de Ovo” e “Bolão de Corda” dos Jogos Germânicos, às 10h, e, a partir das 16h, ocorre a disputa na modalidade “Chopp em Metro”, na Rua Coberta. No Palco da Diversidade, os grupos de Caxias do Sul, Argentina, Peru e Alemanha, e os grupos de Nova Petrópolis: Grupo de Danças Folclóricas Internacional – infantil, Grupo de Danças Folclóricas Pommertal e Volkstanzgruppe Tannenwald – adulto irão encantar o público.

Ainda no sábado, 3 de agosto, o Parque Aldeia do Imigrante recebe as apresentações do Tanz-und Folkloreensemble Ihna, da Alemanha, às 14h, e da Asociación Cultural Amanecer Peruano, do Peru, às 14h30. No gramado junto ao Labirinto Verde será realizado o piquenique da XI Semana Mundial da Amamentação – em caso de chuva, a atividade será cancelada. Todos estão convidados para celebrar, traga sua canga, bebida e comida para partilhar.

O último dia da 51ª edição do evento inicia com a Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade, às 10h. A Banda Municipal de Nova Petrópolis dá sequência às apresentações no Palco da Diversidade, que receberá ainda os grupos da Alemanha, do Peru e da Argentina. Representando Nova Petrópolis, sobem ao palco o Böhmerlandtanzgruppe – infantil, a Cia Ballerin, e as categorias adultas do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein e o CTG Pousada da Serra.

A Avenida 15 de Novembro estará repleta de diversidade a partir das 15h45, com o Desfile de Integração. Os integrantes da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis irão representar os legados deixados pelos imigrantes alemães seguindo a temática do evento e os grupos que participam do evento irão desfilar os coloridos dos trajes pela principal avenida da cidade.

Às 20h30 de domingo, inicia a cerimônia de encerramento do 51º Festival Internacional de Folclore com a extinção da Chama Folclórica e, na sequência, será apresentado o espetáculo “Linhas de Memória”. A produção traz lições valiosas sobre cooperatividade, gastronomia, religiosidade, música, dança e cuidado, legados dos imigrantes alemães preservados até hoje em Nova Petrópolis. O espetáculo cria um paralelo entre o ontem e o hoje, entre os antepassados e os descendentes, separados por 200 anos, mas com muito em comum. A cultura se torna o maior legado dessa travessia oceânica, trazendo ao Palco da Diversidade uma história que ainda não havia sido contada.

A programação completa do 51º Festival Internacional de Folclore está disponível no site oficial do evento, www.festivaldefolclore.com.br/programacao.