O Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho de Caxias do Sul, apresenta mensalmente exposições inéditas de forma gratuita para o público. As mostras “Simpatia para alguma coisa acontecer” de Ana Paula Bertoldi e curadoria de Daniele Alana e “O Silêncio da Alma” de Jane Maria, ficam em cartaz até o dia 05 de novembro.
Na exposição “Simpatia para alguma coisa acontecer”, a artista apresenta o uso de diferentes suportes e linguagens como fotografia, vídeo, instalação, criação de objetos e escrita que fazem parte do seu desenvolvimento e sugerem um novo sentido de lugar e de pertencimento. São trabalhos que provocam um encantamento à realidade, misturando vestígios de lembrança com imaginação para criar um espaço que possibilite ver outras formas de se relacionar com o lugar da presença.
Ana Paula Bertoldi é bacharel em Artes Visuais pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e trabalha como artista, produtora e educadora. Investiga dinâmicas do corpo-espaço refletindo sobre as margens entre comportamento, lembranças e desordem dos territórios sensíveis.
Em “O Silêncio da Alma”, ao observarmos cada uma das obras podemos ver através de suas formas, linhas e cores, suas identidades silenciosas, que nos remetem ao um tempo melancólico de mulheres que no seu dia a dia enfrentam a vicissitude do mundo contemporâneo. Dando destaque a uma das obras onde essas figuras, ainda crianças, olham para além de suas moradas num vislumbre do que seus olhos podiam alcançar.
Jane Santos é artista plástica, gaúcha e formada pela Universidade de Caxias do Sul, com especialização pelo Senac em Artes Visuais: Cultura e Criação. Idealista, apaixonada por arte e entusiasta do protagonismo feminino, encontrou na representação das figuras femininas o seu lugar de expressão.
Visitação: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Ordovás, segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; sábados e domingos, das 16h às 22h.