Data será marcada por show e drinks no local onde foi erguido em 1910 o prédio que abrigou a Vinícola Salton até 2004
A vinícola mais antiga do Brasil em operação se prepara para festejar seus 112 anos. E nada melhor do que retornar a sua casa de origem, onde viveu seus primeiros 94 anos, para brindar com a comunidade a data histórica, compartilhando a campanha Legado Social 2022, que integra a programação alusiva à data. Aberto ao público, o evento será dia 27 de agosto, das 16h às 17h30min, na Praça do Piazza Salton, bem no Centro de Bento Gonçalves. Haverá show musical, drinks e degustação de chás saborizados com suco de uva Grape Tea Salton.
O wine cart da vinícola estará no local com serviço de venda de espumantes, vinhos e drinks. Além disso, a marca também estará distribuindo gratuitamente para degustação os chás saborizados com suco de uva Grape Tea Salton. Enquanto isso, a Banda Destilaria Corleone fará seu show com músicas do universo Country Rock e Southern Rock.
A Vinícola Salton realiza desde 2020 a campanha Legado Social. Doze entidades do Rio Grande do Sul e São Paulo, estados onde a Família Salton está presente com suas unidades, já foram beneficiadas. Este evento, que integra as festividades dos 112 anos da empresa, também marca um ponto de encontro da comunidade com a campanha edição 2022, que estará apresentando os valores arrecadados pela Salton e seus parceiros, assim como as entidades locais que serão contempladas. Por isso, quem quiser curtir a programação e ainda colaborar pode contribuir com 1 kg de alimento não perecível no local.
O local onde está o Piazza Salton, além de abrigar a centenária Vinícola Salton, também é um ponto de referência onde Bento Gonçalves começou a ser construída. Ao manter toda fachada, o empreendimento valoriza e preserva uma parte significativa do patrimônio histórico da cidade. É o primeiro open mall que chega retomando o curso da história, gerando uma experiência única que engloba cultura, compras, turismo, arte, lazer e entretenimento com segurança e tecnologia. Tudo num único lugar, aberto à comunidade regional e aos turistas.
Um pouco da história do local
Foi entre a vinícola e a Igreja Matriz Santo Antônio, que se encontra a Cruzinha, monumento que marca o local onde foi enterrado um tropeiro alemão que tinha como ofício a demarcação de terras no período pré-colonização. Este é um dos marcos que simboliza que a cidade, então vila, surgiu ali, neste exato local. O valor histórico foi decisivo para a preservação das fachadas da vinícola mais antiga do Brasil em funcionamento. Assim, o projeto revitaliza um patrimônio que tem ligação direta com o desenvolvimento de Bento Gonçalves e do setor vitivinícola brasileiro. As fachadas mantêm a cor original, guardando as memórias dos bons tempos.