Depois de cravar um faturamento de R$ 134 milhões em 2017 – valor 10% maior do que o registrado em 2016 –, a Cooperativa Vinícola Garibaldi impressiona mais uma vez ao rever sua previsão de investimentos para esse ano: serão cerca de R$ 7,5 milhões aplicados em melhorias estruturais no setor produtivo ao longo de 2018. O montante é praticamente o dobro do inicialmente previsto para ser aportado na vinícola nesse período.
Tamanho otimismo tem uma justificativa bastante forte: a necessidade de aumentar a capacidade produtiva da vinícola para atender à crescente demanda dos consumidores pelos espumantes da marca. A comercialização dos rótulos da Garibaldi cresceu 37% em 2017. “Tivemos um evidente ganho de mercado no segmento de espumantes, o que antecipou a consolidação de uma das diretrizes do planejamento da Cooperativa Vinícola Garibaldi: investir na ampliação do recebimento de uvas brancas, apostando na consolidação desse filão como carro-chefe da marca”, explica o presidente Oscar Ló.
Os investimentos confirmados para 2018 permitirão aumentar a capacidade produtiva em cerca de 20%. Estão programadas as compras de equipamentos para modernizar o setor produtivo, agregando mais agilidade e eficiência aos processos. Já no segundo semestre deste ano, a vinícola receberá um novo filtro tangencial e dois tanques de pressão. Também haverá a mecanização de uma linha de produção, automatizando desde o recebimento da uva entregue pelo produtor até a expedição das garrafas destinadas ao mercado.
Outro investimento nos planos da Cooperativa é a qualificação dos colaboradores, para que consigam acompanhar as evoluções tecnológicas implantadas no parque produtivo e contribuam com o desafio de agregar resultados ainda melhores ao processo. Atualmente, a vinícola emprega 180 profissionais – quadro que deve apresentar crescimento ao longo do ano. Além desses colaboradores internos, a Cooperativa Garibaldi congrega 400 famílias associadas, distribuídas em 15 municípios da Serra gaúcha. Na safra deste ano, os produtores entregaram à vinícola cerca de 20 milhões de quilos de uva.
Fonte: Exata Comunicação / Foto: Cassius Fanti