No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a imunidade do corpo durante o inverno.
Com a crescente popularidade dos suplementos vitamínicos e a vasta oferta de produtos no mercado, muitos consumidores podem ser tentados a adotar essas soluções sem orientação adequada. No entanto, a suplementação de vitaminas sem supervisão médica pode trazer riscos à saúde, como desequilíbrios nutricionais e efeitos adversos.
Uma das estratégias essenciais, é a realização de exames que apontarão ao médico, qual a melhor conduta a ser seguida. O Laboratório Qualitá, integrante do DC Group, oferece exames para diversas vitaminas, incluindo A, complexo B, C, D, E e K.
Especialistas explicam que é importante prestar atenção à dieta e considerar suplementação, se necessário, para manter os níveis adequados de vitaminas durante o inverno. A dosagem delas por meio de exames laboratoriais deve ser sempre evidenciada, principalmente na presença de sintomas associados à sua diminuição no corpo;
A temporada de inverno pode afetar os níveis de vitaminas essenciais no corpo humano, devido às mudanças nos hábitos de vida, como mais tempo em ambientes fechados e menos atividade física, dificultando sua absorção e metabolismo. As vitaminas E, D e do complexo B são as mais suscetíveis a apresentarem deficiência nos meses mais frios.
Durante o inverno, a menor exposição ao sol pode reduzir a produção de vitamina D na pele, afetando a saúde óssea e imunológica. Além disso, a dieta de inverno pode impactar os níveis de vitaminas do complexo B, como a B6 e a B12, essenciais para o metabolismo energético e cerebral. A disponibilidade reduzida de alimentos frescos e integrais também pode levar a uma ingestão insuficiente de vitamina E, encontrada em óleos vegetais, nozes e sementes.