No quadro Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a terapia ocupacional.
Dia 13 de outubro é o Dia Nacional do Terapeuta Ocupacional e do Fisioterapeuta. O decreto-lei que regulamenta essas atividades no Brasil foi publicado em 13 de outubro de 1969.
Das tarefas simples, como tomar banho sozinho, vestir-se, carregar um objeto, às mais complicadas, todas as nossas ações são, na verdade, um conjunto complexo de fatores mecânicos, intelectuais e cognitivos que passam despercebidos – a não ser quando existe alguma dificuldade em sua execução. Ao aliar conhecimento técnico à criatividade, o terapeuta ocupacional procura ajudar indivíduos e famílias a viverem em condições inesperadas.
São inúmeras as aplicações da Terapia Ocupacional. Ela atua nas mais diversas áreas: educacional, laboral, intelectual, física, cognitiva, de saúde, entre outras. No âmbito da saúde, a Terapia Ocupacional é fundamental ao procurar aumentar o grau de independência e promover a inclusão social do indivíduo portador de sequelas ou doenças raras, por exemplo.
Saiba mais sobre a profissão com a terapeuta ocupacional das Apaes de Bento Gonçalves e de Garibaldi, e da clínica Nido, Mirian Tecchio: