O homem supostamente escutava reggaeton em alto volume todas as manhãs.

Estamos falando de Roni Bandini, um inventor especializado em inteligência artificial que já deu palestras no TEDx Talks. Apesar de ser um prodígio na área da programação, nada disso o impediu de ter um vizinho irritante que supostamente ligava o som alto todas as manhãs para escutar reggaeton.

Uma IA só para lutar combater o reggaeton

Segundo Roni, seu vizinho ligava reggaeton no volume máximo todas as manhãs depois das 9:00. Para lidar com isso ele decidiu desenvolver uma IA com um Raspberry feita exclusivamente para essa ocasião.

Sob o nome de “Reggaeton Be Gone” ele iniciou o projeto. A ideia era reconhecer toda vez que o gênero musical estivesse sendo tocado e, com base nisso, interferir no aparelho de som.

Com suas habilidades de programação, ele treinou a IA com várias música para reconhecer o gênero. Para ser justo, ele também definiu que o “ataque” só deveria ocorrer se o volume ultrapassasse um certo nível.

Em outras palavras, além do limite do algoritmo, o código dispara rajadas RFCOM e L2ping para o endereço MAC do alto-falante Bluetooth. O objetivo original dessa função é testar a latência, mas Roni tinha planos bem mais maquiavélicos: atacar o sinal de reprodução, o interferindo e até mesmo o desligando.

Seu plano deu certo, mas por pouco tempo

Apesar da genialidade, havia um ponto fraco: o alcance de seu aparelho não era muito longo e paredes atrapalhavam. O vizinho percebeu a interferência, já que funcionou, e logo mudou o aparelho de som para um outro lugar.

Infelizmente o Reggaton Be Gone parou de funcionar em pouco tempo. No entanto, vale ressaltar a genialidade de Roni e o trabalho que ele teve em interferir o som alto do vizinho.

Se você tiver mais curiosidade sobre todo processo e passo-a-passo da criação, basta acessar o link que fornecemos nos primeiros parágrafos para entender como Bandini colocou seu plano em prática.

Fonte: IGN Brasil