O Brasil reúne mais de 630 crianças e adolescentes identificados como superinteligentes. O número pode ser ainda maior porque a estimativa é que 2% da população brasileira apresente altas habilidades, portanto cerca de 4 mil pessoas entre adultos, adolescentes e crianças.
A responsável pela avaliação é a Associação Mensa Brasil, representante oficial no país da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo. A entidade reúne histórias de crianças que fazem cálculos complexos antes dos 5 anos, outras que têm o domínio de idiomas, física e química. Algumas ingressam na Universidade no começo da adolescência.
E sabe quais são as regiões que lideram no Brasil? São Paulo está no topo do ranking com 245 superinteligentes, depois o Rio de Janeiro, com 70, e Minas Gerais, com 67. Mas há registros em vários outros locais do país.
Uma criança superinteligente
A primeira criança brasileira identificada como superinteligente foi registrada na entidade, em setembro de 2006, quando tinha 9 anos. Em setembro de 2011, foi a vez de a associação registrar uma criança mais nova ainda, com 7 anos de idade. As crianças mais novas, até o momento, no Mensa Brasil, têm 2 e 3 anos de idade. A associação reúne mais de 2,9 mil pessoas superinteligentes.
Para a entidade fazer a identificação de menores e integrar no quadro de associados, basta os pais ou responsáveis submeterem laudos de testes de inteligência, feitos de maneira particular com profissionais credenciados oficialmente. De acordo com a Mensa Internacional, a média do QI do brasileiro é 83. As crianças e adolescentes identificadas como superinteligentes devem apresentar QI acima de 98.
As médias mais elevadas, de acordo com esse ranking, estão em Singapura, Hong Kong e Tawuan. O Brasil aparece na posição 71.
Ranking dos superinteligentes no Brasil
A partir da avaliação da Mensa Brasil, verifique o ranking nacional de onde estão as crianças e adolescentes superinteligentes.
São Paulo: 245
Rio de Janeiro: 70
Minas Gerais: 67
Paraná: 54
Santa Catarina: 35
Distrito Federal: 30
Rio Grande do Sul: 20
Espírito Santo: 19
Goias: 11
Ceará: 10
Mato Grosso: 9
Rio Grande do Norte: 7
Paraíba: 7
Maranhão: 7
Amazonas: 5
Pará: 5
Rondônia: 2
Pernambuco: 1
Sergipe: 1
Mato Grosso do Sul: 1
Roraima: 1
Tocantins: 1
Sobre a Associação Mensa Brasil
Fundada em 2002, a Associação Mensa Brasil é a afiliada brasileira oficial da Mensa Internacional, a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto quociente de inteligência (QI) do mundo. A entidade reúne pessoas com altas capacidades intelectuais, tendo como único requisito de ingresso possuir QI acima de 98% da população em geral, comprovado por teste referendado de inteligência.