Você já ficou triste no aniversário, ou sentiu um sentimento de angústia nessa data? Psicólogos explicam por que isso acontece!
Tudo aconteceu porque na terça-feira passada, dia 27, o cantor Rodriguinho celebrou seu 46º aniversário ao mesmo tempo em que enfrentava seu primeiro paredão no “BBB 24” contra os competidores Fernanda e Lucas Henrique.
Antes da votação do público, Rodriguinho passou por uma crise emocional, sendo consolado pelos colegas de casa e recebendo cumprimentos de adversários como Bia e Isabelle. Surpreendentemente, até mesmo Davi, considerado seu maior rival no jogo, o presenteou com um bolo.
Embora o aniversário seja geralmente um dia aguardado com expectativa, não é incomum que episódios de tristeza e lágrimas ocorram nessa data.
A psicóloga Anne Crunfli falou sobre o caso. Ela é especializada em transtornos de ansiedade pela Escola de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Em entrevista, explicou por que datas comemorativas, como aniversários e feriados, costumam causar tantas emoções negativas nas pessoas.
Por que alguém fica triste no aniversário?
Especialistas esclarecem que, especialmente em datas comemorativas, as emoções tendem a ser intensificadas. Assim, existem pessoas, como Rodriguinho, que se sentem vulneráveis ao perceberem que estão envelhecendo.
No caso específico do cantor, é provável que a combinação da data do aniversário com o fato de estar isolado na casa há mais de 50 dias, longe de familiares e amigos, tenha desencadeado a crise emocional.
A psicóloga também observa que esse fenômeno pode agravar condições clínicas como ansiedade e depressão, destacando que a depressão incapacita a pessoa, deixando-a apática, e no aniversário pode ressaltar essa falta de realização, de produtividade.
Ela acrescenta que, para pacientes já lidando com a depressão, o aniversário pode amplificar sentimentos de rejeição e desesperança.
A pessoa pode se sentir desamparada, rejeitada, abandonada, sem valor. Datas como aniversários tendem a intensificar esses sentimentos. Indivíduos deprimidos anseiam por intimidade, mas lutam para estabelecer conexões.
A psicóloga enfatiza que uma data específica não é suficiente para causar depressão. A condição resulta de uma combinação de fatores, incluindo predisposição genética, experiências de vida, como perdas significativas ou traumas.
Nesse caso, a doença pode levar a uma alteração temporária de humor, onde a pessoa fica triste no aniversário, e com pensamentos disfuncionais. Coisas como envelhecimento, falta de juventude, poucas conquistas pessoais e trabalho começam a aparecer.
Esses pensamentos pessimistas e negativos alimentam a desesperança, a sensação de desamparo e tristeza momentânea.
Dicas para lidar
Nesse caso, para aqueles que enfrentam ansiedade ou têm uma relação difícil com a data e costumam ficar triste no aniversário, Crunfli compartilha estratégias importantes para se preparar e enfrentar esse momento delicado com mais serenidade.
Para começar, é fundamental reconhecer que é normal sentir-se desconfortável ou ansioso em relação ao aniversário. Não se force a interações sociais que não deseja e permita-se experimentar e aceitar suas emoções, sem julgamentos.
De maneira prática, existem algumas coisas para aliviar os sentimentos, como praticar caminhadas ao ar livre, que pode ser uma maneira eficaz de aliviar o estresse e promover o bem-estar físico e mental.
A conexão com a natureza pode ajudar a acalmar a mente e oferecer uma sensação de renovação. O mesmo vale para outros esportes de sua preferência, mas iniciantes podem gostar mais da caminhada.
Ainda, se sentir que os pensamentos pioraram, ou ficar triste no aniversário de maneira súbita, vale incorporar técnicas, como respirações profundas e prolongadas, pode ser útil para reduzir a ansiedade e promover a calma.
A respiração consciente pode ajudar a acalmar o sistema nervoso e a trazer foco para o momento presente.
Ainda, esteja atento às suas próprias emoções e pratique a auto-observação. Entenda que as emoções são passageiras e seguem um ciclo natural de intensidade. Reconheça que elas podem aumentar, atingir um pico e, eventualmente, diminuir.
Procure ajuda
Além disso, vale pontuar que ficar triste no aniversário é normal, mas se esse sentimento persistir, pode indicar outra coisa.
Sintomas de apatia, depressão, falta de motivação ou alegria estão relacionados a vários distúrbios psicológicos e até mesmo físicos, como falta de vitaminas.
Por isso, se perceber que não é algo pontual ou da data, considere procurar um terapeuta e ajuda profissional para lidar com esses sentimentos. Não mantenha pensamentos negativos por muito tempo sem diagnóstico, e procure notar os padrões que acompanham essa tristeza.
Fonte: G1