Para as irmãs que nasceram grudadas, foi um momento de grande emoção!
As gêmeas Marieme e Ndeye se emocionaram, bateram palmas e gritaram de alegria quando finalmente conseguiram colocar casacos individuais. Vestir uma roupa é algo que a maioria das crianças faz todos os dias, mas é uma vitória para as meninas, que são siamesas. Quando elas nasceram, os médicos disseram aos pais que eles só viveram poucos dias, mas a família lutou e elas desafiaram todas as probabilidades. A história das irmãs foi contada em uma série, chamada Inseparabale Sisters, do canal britânico BBC.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_19863d4200d245c3a2ff5b383f548bb6/internal_photos/bs/2024/U/x/BuZ2WJS4ym6au5JrqyLQ/siamesas-casacos.jpg)
As meninas têm cérebros, corações e pulmões separados, mas compartilham fígado, bexiga, sistema digestivo e três rins. Embora a expectativa era de que vivessem apenas alguns dias, elas celebraram, recentemente, o sétimo aniversário, com os amigos, em uma escola primária de Cardiff.
Segundo o pai, as meninas precisam de cuidados 24 horas por dia e vestí-las é um dos obstáculos. “É preciso comprar dois tops idênticos e levá-los a uma costureira, para juntá-los”, revelou Ndiaye, no documentário. “Elas têm duas pernas, então, podem usar calças normais, mas o quadril é muito largo, então, também precisam de reformas”, afirma. ‘
Recentemente, elas foram a uma instalação especializada em design inclusivo, da Universidade de Gales do Sul, onde puderam escolher jaquetas criadas especificamente para elas. A cena aparece no emocionante trailer da série. Marieme e Ndeye ficam visivelmente entusiasmadas quando a estilista coloca seus novos casacos. Elas ganharam duas jaquetas personalizadas – uma acolchoada para “mantê-las aquecidas” e outra para “mantê-las secas na chuva”.